TVs
caras e de tela grande se destacam na CES
Televisores grandes o bastante para cobrir paredes inteiras são destaque
na CES. De acordo com as empresas que os produzem, os consumidores mais ávidos
estão dispostos a pagar mais por uma tela de alta tecnologia do que por
um carro de luxo. Grandes marcas como Sony e Panasonic, Thomson RCA e LG,
todas interessadas em uma fatia deste imenso mercado, revelaram dezenas de
novas TVs.
Mas em meio à profusão
de produtos novos e chamativos, restam temores consideráveis, entre
muitos analistas, de que os preços - na casa dos milhares de dólares -
definidos para produtos de ponta como as TVs de tela grande não ajudem a
atrair os consumidores comuns.
A Consumer Electronics
Association previu na última terça-feira que uma era de crescimento está
para surgir, estimando que a receita do setor em 2004 tenha crescido em
11% por cento, para total estimado em US$ 113,5 bilhões, e que cresceria
11% por cento mais em 2005, a primeira vez em dez anos que o setor
registra dois anos consecutivos de crescimento na casa dos dois dígitos.
"É um bom momento para estar no setor de TV norte-americano",
disse Al Arras, presidente da TTE, uma joint-venture de bens de consumo
eletrônicos entre a Thomson RCA e a chinesa TCL.
Em uma prova da disputa
ferrenha que existe no setor, a Hewlett-Packard, conhecida por seus
computadores, impressoras e calculadoras, está lançando 17 modelos de
televisores e projetores de TV, enquanto tenta abrir caminho entre
fabricantes tradicionais.
A Sony, um dos nomes
veteranos do setor de entretenimento doméstico, prevê que uma batalha de
longa duração pelas salas de estar está começando. "Estamos nos
primeiros minutos de um jogo longo", disse Dick Komiyama, presidente
e vice-presidente de operações da Sony Electronics.
Reuters
|