|
Comércio
eletrônico brasileiro cresce quase 50%
O comércio
eletrônico brasileiro faturou R$ 1,75 bilhão em 2004. A informação está
na pesquisa da consultoria e-bit, divulgada hoje. A empresa destaca que o
valor é 47% maior do que o registrado em 2003, e prevê que o faturamento
do setor chegue, este ano, a R$ 2,3 bilhão, um crescimento de 30%.
Durante o período de Natal (de 15 de
novembro a 23 de dezembro) de 2004, em torno de 20% dos clientes eletrônicos
estavam comprando pela primeira vez via Internet. De acordo com Pedro
Guasti, diretor da ebit, houve um aumento de 29% no volume de vendas
apenas neste período. "Além disso, ao final de 2003, tínhamos
cerca de 2,5 milhões de adeptos às compras virtuais. Ao final de 2004 são
mais de 3 milhões, um crescimento de 20%", diz.
CDs, DVDs e vídeos continuam liderando o
ranking dos produtos mais vendidos, embora com uma participação menor.
Em 2003, representaram 33% das compras e em 2004 esse índice baixou para
29%. A segunda categoria mais vendida foi a de eletroeletrônicos - que
possuem um valor agregado mais alto e representaram 15% das vendas no
Natal 2004. Livros, jornais e revistas ficaram em terceiro lugar, com
participação de 13%.
Terra
|