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Blogs
de tecnologia figuram em nova polêmica
Molly Wood, editora-sênior da CNet.com, publicou um artigo sobre blogs
tecnológicos, grandes companhias, avaliação de produtos e acordos de não-revelação.
Para Wood, não há mais segredos na tecnologia hoje, já que, usando a
Web e cavando bases de dados variadas, blogs como Engadget e Gizmodo
(citados por ela) antecipam informações e publicam análises de
produtos, enquanto a grande imprensa fica limitada aos dados que as
empresas fornecem e presa aos acordos de não-revelação das informações.
Ela classificou esses blogs como rumour sites, sites de boatos,
de fofocas, não-éticos. Inaugurada a polêmica, blogueiros já reagiram.
Com o título "CNet
tenta derrubar Engadget", Jason Calacanis respondeu ao artigo em seu
blog, afirmando serem os blogs tão éticos quanto a CNet. "Também não
ficamos com produtos testados nem somos pagos para analisá-los",
diz. "Se você como jornalista tivesse tentado me telefonar ou
fizesse uma pesquisa de dois minutos na Web, não diria nada disso",
afirmou.
Uma das respostas ao post
de Jason diz que a CNet tem um histórico de não creditar informações
aos blogueiros. Afinal, pergunta Wood, rumores são suficientes para você
(leitor) ou prefere uma análise completa? Já Jason quer "investigar
a ética na CNet".
O artigo de Wood recebeu
cerca de 30 comentários desde o dia 28, quando foi publicado. O post de
Jason, que entrou no ar ontem, recebeu sete respostas. Alguns se
manifestam a favor do ponto de vista da jornalista, outros contra, muitos
acham graça da situação e enviam comentários bem-humorados. No blog de
Jason, alguns dizem que ele está certo, e um leitor diz que ele está
levando a questão para o lado pessoal: na verdade, Molly Wood está
tentando dizer que as empresas têm que mudar de atitude, já que "não
há mais segredos" e não tem cabimento exigir acordos de não-revelação.
A questão, na verdade,
é - mais uma vez - a grande mudança causada pela Web nas relações de
todo o tipo. A disponibilidade de informações a respeito de novos
produtos é uma realidade, e não há motivos para não aproveitá-la. O
argumento "de que adianta publicar uma análise criteriosa de
determinado produto se antes até do seu lançamento oficial já pipocam
na Web dezenas de dados sobre a novidade?" deve levar não a um
"enfrentamento" entre os blogs e a grande imprensa, como diz um
leitor de Jason, mas à mudança de parâmetros. Afinal, até mesmo gente
dentro das empresas vazam as informações para os blogueiros.
Terra
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