Blogs de tecnologia figuram em nova polêmica
 


Molly Wood, editora-sênior da CNet.com, publicou um artigo sobre blogs tecnológicos, grandes companhias, avaliação de produtos e acordos de não-revelação. Para Wood, não há mais segredos na tecnologia hoje, já que, usando a Web e cavando bases de dados variadas, blogs como Engadget e Gizmodo (citados por ela) antecipam informações e publicam análises de produtos, enquanto a grande imprensa fica limitada aos dados que as empresas fornecem e presa aos acordos de não-revelação das informações. Ela classificou esses blogs como rumour sites, sites de boatos, de fofocas, não-éticos. Inaugurada a polêmica, blogueiros já reagiram.

Com o título "CNet tenta derrubar Engadget", Jason Calacanis respondeu ao artigo em seu blog, afirmando serem os blogs tão éticos quanto a CNet. "Também não ficamos com produtos testados nem somos pagos para analisá-los", diz. "Se você como jornalista tivesse tentado me telefonar ou fizesse uma pesquisa de dois minutos na Web, não diria nada disso", afirmou.

Uma das respostas ao post de Jason diz que a CNet tem um histórico de não creditar informações aos blogueiros. Afinal, pergunta Wood, rumores são suficientes para você (leitor) ou prefere uma análise completa? Já Jason quer "investigar a ética na CNet".

O artigo de Wood recebeu cerca de 30 comentários desde o dia 28, quando foi publicado. O post de Jason, que entrou no ar ontem, recebeu sete respostas. Alguns se manifestam a favor do ponto de vista da jornalista, outros contra, muitos acham graça da situação e enviam comentários bem-humorados. No blog de Jason, alguns dizem que ele está certo, e um leitor diz que ele está levando a questão para o lado pessoal: na verdade, Molly Wood está tentando dizer que as empresas têm que mudar de atitude, já que "não há mais segredos" e não tem cabimento exigir acordos de não-revelação.

A questão, na verdade, é - mais uma vez - a grande mudança causada pela Web nas relações de todo o tipo. A disponibilidade de informações a respeito de novos produtos é uma realidade, e não há motivos para não aproveitá-la. O argumento "de que adianta publicar uma análise criteriosa de determinado produto se antes até do seu lançamento oficial já pipocam na Web dezenas de dados sobre a novidade?" deve levar não a um "enfrentamento" entre os blogs e a grande imprensa, como diz um leitor de Jason, mas à mudança de parâmetros. Afinal, até mesmo gente dentro das empresas vazam as informações para os blogueiros.


 
Terra

 

 
 

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