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Golpes deixam internautas mais
cautelosos, diz estudo
da Folha Online
Os diversos problemas relacionados à internet, freqüentemente divulgados pela
mídia, deixaram os internautas mais cautelosos e desconfiados, afirma um estudo
do Gartner. Nessa categoria de incidentes desagradaveis entram golpes virtuais,
exposição de informações confidenciais e roubo de identidade.
A pesquisa realizada com 5.000 adultos norte-americanos mostra que os usuários
deixaram de abrir e-mails enviados por desconhecidos. Mais de 85% deles afirmam
deletar mensagens "suspeitas" e há motivos para isso. Cerca de 63%
dos entrevistados disseram ter recebido pelo menos um e-mail fraudulento durante
o mês que antecedeu o estudo.
Os dados consideram as experiências dos usuários entre maio de 2004 e maio de
2005.
Cerca de 75% daqueles que fazem compras no universo virtual se dizem mais
cautelosos em relação à escolha dos sites com os quais negociam. Um dos
principais motivos é o vazamento de informações confidenciais, que geralmente
acontecem quando um pirata virtual se aproveita de brechas para roubar dados.
"Os consumidors esperam que as empresas com as quais negociam lhes ofereçam
segurança", afirma Avivah Litan, diretor do Gartner. "O atual cenário
de desconfiança traz implicações sérias àqueles que querem se relacionar
com os clientes via meios eletrônicos."
Cerca de 73 milhões de norte-americanos, estima o Gartner, receberam mais de 50
e-mails fraudulentos durante o período de um ano --encerrado em maio. O valor
é 28% superior àquele registrado entre maio de 2003 e de 2004.
Esses internautas não têm certeza de que as mensagens continham mecanismos
para roubar seus dados ou causar outros danos, mas os e-mails levantaram
suspeitas e foram considerados ferramentas de phishing scam. Essa tática tem
como objetivo roubar informações pessoais do usuário, para que piratas
virtuais possam, por exemplo, obter benefícios financeiros.
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