Jornais nos EUA querem ganhar dinheiro na Web
 


As editoras de jornais norte-americanas, desesperadas para reduzir as quedas de circulação, descobriram que são capazes de atrair milhões de leitores aos seus sites na Web, mas ganhar dinheiro com essa audiência vem se provando muito mais difícil. Na pesquisa Media Review conduzida esta semana em Nova York, executivos de todas as grandes empresas jornalísticas alardearam o grande aumento no número de leitores das versões online de seus jornais.

Algo que não foi muito mencionado nas apresentações, porém, é que quase todos os leitores estão obtendo essas notícias de graça - as mesmas notícias pelas quais pagariam em forma de assinatura ou comprando os jornais em banca.

"Os jornais precisam enfrentar essa questão, e provavelmente deveriam tê-lo feito cedo, em lugar de esperar todo esse tempo", disse John Morton, um consultor jornalístico, recentemente.

Tomemos por exemplo a Journal Register, que permite acesso gratuito de leitores aos seus sites e só vende publicidade online a empresas que anunciem em um ou mais de seus 27 jornais. O presidente-executivo Robert Jelenic disse que a receita publicitária online da Journal Register aumentaria em 45% este ano, para cerca de US$ 9 milhões. Mas isso é muito pouco diante do faturamento publicitário total de US$ 362 milhões que a empresa registrou no ano passado.

"Se queremos um dia faturar US$ 50 milhões, US$ 75 milhões ou US$ 100 milhões, teremos de fazer alguma coisa um pouco diferente", reconheceu Jelenic. "Estamos pensando seriamente no assunto a cada dia."

Determinar se os jornais conseguirão capturar receita junto aos assinantes online é uma das maiores questões para um setor em que os preços das ações estão em queda de cerca de 10% este ano e apresentam desempenho inferior ao do mercado como um todo.

"Os investidores deveriam se importar", afirma Morton. "Um modelo de negócios que dependa de faturar com a venda de jornais em papel mas envolva o fornecimento gratuito da mesma informação online não vai funcionar, em longo prazo."

Mantendo leitores
Mas cobrar os leitores pelo acesso online significa risco, principalmente porque eles poderão se voltar a outras fontes de notícias gratuitas. Mesmo o registro de leitores para acesso grátis pode levá-los para outro site.

Quando o registro começa "há sempre um impacto no tráfego (de visitantes)", disse Martin Nisenholtz, vice-presidente sênior de operações digitais da New York Times Co., que começou a recolher registros de visitantes no site Boston.com, do jornal Boston Globe.

A New York Times Co. é uma das empresas de mídia que está mudando sua estratégia para o mundo online. A companhia recentemente revelou planos para lançar o TimesSelect, uma assinatura de US$ 49,95 que fornece acesso aos colunistas e arquivos do New York Times, enquanto outras partes do jornal continuam gratuitas na Internet.

A presidente-executiva, Janet Robinson, afirmou esta semana que o novo serviço "vai diversificar mais nossa fonte de receitas online" e acrescentar "uma forte fonte de recursos publicitários e de assinaturas".

A Dow Jones & Co. foi além. A empresa está cobrando por todo o conteúdo do site WSJ.com e conseguindo apoio de analistas que afirmam que a companhia é uma das poucas do setor com uma sólida estratégia online. A empresa obteve 731 mil assinantes para o site WSJ.com, cada um pagando US$ 79 por ano. Porém, se o internauta já é assinante do jornal impresso, o valor da assinatura do site cai para US$ 39.

Há poucas dúvidas de que os leitores estejam indo para a Internet. Cerca de um quinto dos internautas que lêem jornais preferem atualmente suas edições online do que as de papel, segundo levantamento da Nielsen/NetRatings. O estudo mostrou que o www.NYTimes.com é o site de jornal mais visitado dos Estados Unidos, com uma audiência de 11,3 milhões de internautas em maio, alta de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Apesar disso, muitos jornais vendem anúncios em acordos casados que incluem as edições impressas e online, algumas vezes com descontos. No Journal Register, por exemplo, quem quer publicar um anúncio paga US$ 10 por três linhas de classificados por dez dias. O preço para colocar o anúncio também no site da empresa? Apenas US$ 1.
 Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home