|
Audiência de videoclipes migra para a Web
Em 1 de novembro, o
gigante da mídia online Yahoo vai lançar dois serviços de vídeos
musicais, e ambos os esforços ilustram o crescente domínio da Internet
entre as mídias de videoclipes.
Um dos serviços
oferecerá a estréia de um videoclipe diferente a cada dia. Os vídeos
estarão disponíveis apenas no Yahoo durante esse período de 24 horas. A
maior parte dos vídeos constituirá de estréias mundiais, ainda que
alguns deles possam ter lançamento simultâneo na televisão. O foco serão
grupos musicais conhecidos, afirma a Billboard.
O outro novo serviço de
videoclipes do Yahoo é o StopWatch, que colocará estrelas emergentes em
destaque. A cada semana, o serviço recomendará um entre três vídeos de
artistas menos conhecidos, com base no histórico musical e nas
preferências declaradas dos usuários.
"A Internet agora
aponta o caminho que o setor de videoclipes percorrerá", disse Jay
Frank, diretor de programação e relacionamento com gravadoras do Yahoo.
Os executivos da indústria fonográfica em geral concordam. "Se você
estudar alguns dos grandes projetos que realizamos recentemente", disse
Ted Mico, vice-presidente sênior de marketing estratégico da EMI, "quase
todos foram lançados online".
Até mesmo a MTV adotou
a Internet. A rede de canais de música lançou seu site Overdrive,
recentemente, para ajudar a manter os fãs de videoclipes envolvidos com
sua marca. Além disso, começou recentemente a oferecer transmissões
online de seu canal universitário mtvU, em uma iniciativa conhecida como
mtvUber.
"Nós levamos muito a
sério o fato de que as experiências de nossa audiência com a música
tenham se transferido para a Internet", diz Amy Doyle, vice-presidente
sênior de música e programação de talento na MTV. "Não há dúvida de que
se trata de uma plataforma maravilhosa para os vídeos musicais."
Os executivos das
gravadoras comparam colocar um vídeo em destaque na America Online ou
Yahoo com a obtenção de uma capa na revista Rolling Stone, em termos de
exposição. Por exemplo, o vídeo "Shake It Off", de Mariah Carey, foi
assistido dois milhões de vezes no Yahoo Music em suas primeiras 24
horas, ante 500 mil pedidos no "TRL" da MTV.
|