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EUA usam videogames como arma religiosa
da France Presse, em Nova York
Nos videogames cristãos que começam a fazer sucesso nos
Estados Unidos, há heróis, combates (contra a preguiça e os
pecados capitais) e conversões do inimigo --isso não
significa, dizem seus criadores, que sua missão seja
evangelizadora.
Em sua estrutura, estes jogos não diferem dos convencionais.
O jogador conduz seu herói por um caminho repleto de
dificuldades. A única novidade são as variáveis da equação.
Por exemplo, em "Catecúmeno" ("Catechumen") o jogador deve
libertar seu mentor e seus irmãos cristãos presos por
soldados romanos possuídos pelo demônio. O herói do jogo não
mata os romanos, mas "abre seus olhos e os resgata da
obscuridade e de Satã para que recebam o perdão por seus
pecados", segundo sua sinopse.
Outro jogo, "Santos da Virtude" ("Saints of Virtue"),
consiste em uma viagem "ao reino do coração" no qual é
preciso derrotar inimigos --entre eles, os sete pecados
capitais.
Em "Guerra eterna: sombras da luz" ("Eternal War: Shadows of
Light"), os jogadores recebem de Deus a ordem de combater os
demônios internos de um adolescente com tendências suicidas,
enquanto "Horizontes Sinistros" ("Ominous Horizons") leva o
herói para a Alemanha de 1455 para salvar da destruição a
impressora de Guttenberg e sua primeira impressão da
"Bíblia".
"Somos uma alternativa saudável", afirmou Ralph Bagley,
fundador e presidente da N'Lightning Software Productions e
porta-voz da Fundação de Criadores de Jogos Cristãos. "Há
uma verdadeira fadiga do consumidor com a violência e o sexo
que predominam em muitos dos videogames mais populares."
"Queremos algo sem o conteúdo violento e sexual, mas que
também ensine alguns valores bíblicos e a história cristã. O
que não queremos são jogos que imponham o ponto de vista
cristão de uma pessoa a outras", afirmou.
Bagley gosta de comparar os videogames cristãos ao rock
cristão, no qual ninguém apostava há alguns anos e que hoje
"é o gênero musical que mais cresce" graças a um salto em
sua "qualidade".
Embora o setor esteja em plena fase de desenvolvimento,
alguns de seus líderes, como a empresa Digital Praise,
estimam as vendas anuais de jogos cristãos de computador
entre US$ 100 milhões e US$ 200 milhões.
Até o momento, dois dos jogos da companhia de Bagley, "Catechumen"
e "Ominous Horizons", venderam 80 mil e 60 mil exemplares,
respectivamente, e a empresa espera que as vendas deste
entretenimento ganhem impulso no Natal.
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