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Comércio online entre empresas cresce 37% em 2005
comércio eletrônico
entre empresas cresceu 37 por cento em 2005, totalizando 267,6 bilhões
de reais (118,5 bilhões de dólares), informou nesta segunda-feira o
E-Consult e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net),
responsáveis pelo cálculo do índice B2Bol.
O índice, que representa a soma dos
volumes de transações eletrônicas entre empresas e nos mercados
independentes (e-marketplaces), apresentou crescimento por conta da
consolidação da certificação digital, segundo o presidente da Camara-e.net,
Manuel Matos.
"Há um ano, o obstáculo para o
crescimento era a identificação segura do fornecedor pela Internet.
Recentemente, a preocupação passou para a identificação da outra parte,
numa tentativa de reduzir as fraudes. Com o advento do certificado
digital, onde tanto fornecedor quanto comprador são assegurados por uma
identificação inequívoca das duas partes, houve um ''boom'' no número de
transações eletrônicas", explicou Matos à Reuters.
Segundo ele, entre os campeões desse
tipo de negócio destacam-se bancos, seguradoras, companhias aéreas,
cartórios e varejo tradicional.
"Trata-se de um reflexo do crescimento
do comércio eletrônico focado no consumidor (B2C), que resgistrou
aumento de 61 por cento em 2005, uma vez que os bancos sáo os principais
fornecedores de serviços de cobrança das lojas virtuais", afirmou.
Para 2006, a aposta da Camara-e.net
está no crescimento da chamada "cidadania digital", transações com o
governo e utilização de certificado digital para acessar informações
públicas, que vão desde valores e pagamento de impostos e taxas até as
notas do boletim das crianças.
"2006 será o ano da cidadania digital,
do uso do governo eletrônico por demanda do cidadão. É uma nova era na
área do comércio eletrônico", afirmou Matos.
(Por Claudia Amanda)
Reuters
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