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Banco do Brasil lança novo serviço
para celular
O Banco do Brasil decidiu embarcar na expansão da telefonia móvel no
país e lançou nesta quinta-feira o início das operações de seu novo
serviço de "mobile banking" (auto-atendimento bancário pelo celular).
Com novas tecnologias de transmissão de dados e segurança, o banco
pretende massificar o uso de seu serviço de "banco no celular", que já
conta com mais de 170 mil usuários no país.
No domingo, começou a ser vinculada na
mídia televisiva a propaganda do produto, com o slogan "Banco do Brasil.
O banco do seu bolso". "É o que chamamos de terceira onda do atendimento
bancário, em que, por meio de um simples aparelho celular, o cliente
pode ter acesso a uma série de operações bancárias de alto valor
agregado", disse a jornalistas o presidente do BB, Rossano Maranhão, em
evento em São Paulo.
Segundo ele, cerca de 90% das operações
feitas por clientes no banco já "são cursadas via internet e outros
canais alternativos".
Durante lançamento do novo serviço, na
sede paulista do banco, Maranhão disse que o BB já estuda uma linha de
financiamento para a compra de celulares para seus clientes, mas boa
parte deles já possui um aparelhos. Pode-se dizer que isso também é um
movimento de bancarização", disse o presidente do banco a jornalistas,
apostando na ampliação ao acesso que o novo serviço permite.
O "mobile banking" do BB poderá ser
acessado a partir de qualquer celular pré-pago ou pós-pago conectado às
principais operadoras do país, que abrangem 99% dos usuários. "Através
da tecnologia de chaves criptográficas, criamos o conceito de banco
dentro do chip", explicou o gerente de Mobile Banking do banco, Raul
Moreira. Além das transações de consultas e extratos, o novo serviço do
banco oferece pagamentos de títulos de cobrança, transferências entre
contas (do BB ou para outros bancos) e a possibilidade até de pedidos de
empréstimos pessoais via celular.
Para acessar o "mobile banking" do
banco será necessário o uso da senha da Internet e do cartão bancário do
cliente. Para aqueles que ainda temem as operações bancárias distantes
da boca do caixa, o vice-presidente de Tecnologia e Logística do Banco
do Brasil, José Luiz de Cerqueira César, destaca que uma das principais
novidades do serviço é o aprimoramento da segurança. "Os aspectos de
acessibilidade, escala, interatividade e segurança foram requisitos
básicos no desenvolvimento da solução", afirma Cerqueira.
Reuters
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