Telefonia na Internet vai agitar operadoras na América Latina
 


A demanda por serviços de telefonia pela Internet está perto de saltar em toda a América Latina nos próximos anos. Operadoras tradicionais como a mexicana Telmex estão se apressando para repensar os planos de negócios e continuar lucrativas. A gigante de telecomunicações Telmex está lutando para encontrar meios para juntar serviços de voz por linha fixa com características atraentes, como e-mail com voz ou formatos pré-pagos, em uma tentativa de manter receitas saudáveis.

Após a explosão dos serviços de celular na região, as operadoras de linha fixa estão enfrentando uma situação de vida ou morte, dizem especialistas da indústria. Salma Jalife, comissária de engenharia e tecnologia para o órgão regulatório mexicano Cofetel, estima que em cinco anos todas as redes ao redor do mundo vão ser feitas em protocolos baseados na Internet.

A organização das redes vai exigir investimentos muito menores no futuro, já que as novas tecnologias permitem serviços de comunicação por uma fração do que eles custavam há 20 anos. A Telmex, uma das maiores operadoras latino-americanas e controladora da Embratel, está alerta sobre a necessidade de agir.

A empresa teve crescimento de dois dígitos por ano, mas foi contida pela desaceleração da economia mexicana e pelo explosivo crescimento da empresa irmã no ramo de celulares, a America Movil. A Telmex continua não comentando seus planos para migrar os serviços de telefonia para um protocolo de Internet no México, mas especialistas dizem que a empresa está pronta para a mudança. A companhia também opera no Chile, Colômbia, Peru, e Argentina, além do Brasil.

Segundo a empresa Gartner, a América Latina tinha cerca de 95 milhões de linhas fixas até o fim de 2005. Esse número vai crescer cerca de 10,5% até 2009, mas metade do tráfego terá migrado para tecnologia com base na Internet até então, disse o analista Juan Ignacio Fernandez. A colombiana Orbitel, unidade da Empresas Publicas de Medellin (EPM), as chilenas Entel e CTC e a operação da própria Telmex no Chile já oferecem telefonia com base na Internet.

Novas oportunidade

O protocolo de voz na Internet (VoIP) está abrindo a porta para novas empresas dispostas a impulsionar os serviços de comunicação da próxima geração. Para Brian Beutler, presidente-executivo da Alianza, empresa norte-americana de serviços de VoIP para pequenos negócios de México, Brasil, Argentina, Chile e Ecuador, o futuro dos serviços de voz ficará com tecnologia mais rápida, fácil de acessar e sem limites.

"O VoIP está mudando a forma como as pessoas se comunicam", disse ele em uma recente entrevista. "Para que uma empresa mantenha sua competitividade no mercado global hoje, elas devem mudar para VoIP. Se não fizerem, os competidores vão." A nova tecnologia vai afetar não apenas as operadoras tradicionais, mas também as que operam por meio de cabos, micro-ondas, fibras óticas e fornecedoras de satélites.

As empresas de cabo no México já juntam o acesso à Internet com a televisão e estão esperando aprovação final do governo para lançar serviços de telefonia.
 
Reuters

 
 

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