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Telefonia na Internet vai agitar
operadoras na América Latina
A demanda por serviços de telefonia pela Internet está perto de saltar
em toda a América Latina nos próximos anos. Operadoras tradicionais como
a mexicana Telmex estão se apressando para repensar os planos de
negócios e continuar lucrativas. A gigante de telecomunicações Telmex
está lutando para encontrar meios para juntar serviços de voz por linha
fixa com características atraentes, como e-mail com voz ou formatos
pré-pagos, em uma tentativa de manter receitas saudáveis.
Após a explosão dos serviços de celular
na região, as operadoras de linha fixa estão enfrentando uma situação de
vida ou morte, dizem especialistas da indústria. Salma Jalife,
comissária de engenharia e tecnologia para o órgão regulatório mexicano
Cofetel, estima que em cinco anos todas as redes ao redor do mundo vão
ser feitas em protocolos baseados na Internet.
A organização das redes vai exigir
investimentos muito menores no futuro, já que as novas tecnologias
permitem serviços de comunicação por uma fração do que eles custavam há
20 anos. A Telmex, uma das maiores operadoras latino-americanas e
controladora da Embratel, está alerta sobre a necessidade de agir.
A empresa teve crescimento de dois
dígitos por ano, mas foi contida pela desaceleração da economia mexicana
e pelo explosivo crescimento da empresa irmã no ramo de celulares, a
America Movil. A Telmex continua não comentando seus planos para migrar
os serviços de telefonia para um protocolo de Internet no México, mas
especialistas dizem que a empresa está pronta para a mudança. A
companhia também opera no Chile, Colômbia, Peru, e Argentina, além do
Brasil.
Segundo a empresa Gartner, a América
Latina tinha cerca de 95 milhões de linhas fixas até o fim de 2005. Esse
número vai crescer cerca de 10,5% até 2009, mas metade do tráfego terá
migrado para tecnologia com base na Internet até então, disse o analista
Juan Ignacio Fernandez. A colombiana Orbitel, unidade da Empresas
Publicas de Medellin (EPM), as chilenas Entel e CTC e a operação da
própria Telmex no Chile já oferecem telefonia com base na Internet.
Novas oportunidade
O protocolo de voz na Internet (VoIP)
está abrindo a porta para novas empresas dispostas a impulsionar os
serviços de comunicação da próxima geração. Para Brian Beutler,
presidente-executivo da Alianza, empresa norte-americana de serviços de
VoIP para pequenos negócios de México, Brasil, Argentina, Chile e
Ecuador, o futuro dos serviços de voz ficará com tecnologia mais rápida,
fácil de acessar e sem limites.
"O VoIP está mudando a forma como as
pessoas se comunicam", disse ele em uma recente entrevista. "Para que
uma empresa mantenha sua competitividade no mercado global hoje, elas
devem mudar para VoIP. Se não fizerem, os competidores vão." A nova
tecnologia vai afetar não apenas as operadoras tradicionais, mas também
as que operam por meio de cabos, micro-ondas, fibras óticas e
fornecedoras de satélites.
As empresas de cabo no México já juntam
o acesso à Internet com a televisão e estão esperando aprovação final do
governo para lançar serviços de telefonia.
Reuters
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