|
Games
"treinam" cérebro e viram moda no Japão
da BBC Brasil
Jogos de computador são criticados por muitos, mas uma nova onda
de games lançada no Japão veio para contradizer seus opositores.
Prova disso é o fato de a empresa Nintendo ter vendido quase 5
milhões de cópias, em um ano no Japão, de três games voltados
para o "treinamento" do cérebro.
O primeiro título da série, chamado O Treinamento Cerebral do
Dr. Kawashima: Qual a Idade do Seu Cérebro?, oferece atividades
como solucionar problemas matemáticos, contar o número de
pessoas que entra e sai de uma residência, fazer desenhos na
tela e ler clássicos literários ao microfone do aparelho.
Em seguida, os jogadores são avaliados com um placar que confere
uma idade cerebral. A medida que o desempenho dos jogadores vai
melhorando, eles começam a "ficar mais jovens".
Sucesso
Mesmo um ano após seu lançamento, o game ainda está entre os dez
mais vendidos no Japão, tendo vendido 1,8 milhões de cópias.
Ao contrário de outras criações ficcionais da Nintendo, como
Donkey Kong ou Mario, o Dr. Kawashima do título é não apenas um
personagem real, mas também um dos principais especialistas do
Japão no cérebro humano. Ele é também um renomado escritor, que
assinou dois livros sobre desenvolvimento cerebral --juntos,
venderam mais de 1 milhão de cópias.
A idéia de criar os jogos de desenvolvimento cerebral surgiu a
partir de um comentário feito por um integrante do comitê
executivo da Nintendo, de que ele não conhecia ninguém de sua
idade que jogasse pelo computador.
Competição
Mas a Nintendo não é a única a investir nos "jogos cabeça" no
Japão. A fabricante de telefones celulares Upstart Games está
criando o game Academia do QI, a versão para computadores do
jogo Paraíso do Cérebro Direito, que já se mostrou um sucesso na
Ásia entre usuários de celulares.
O Academia do QI mede a performance do jogador em uma série de
exercícios de lógica e de noção espacial. Após a realização das
provas, o participante é avaliado. O grau de dificuldade dos
desafios vai aumentando com o tempo, a fim de que o jogador
possa aprimorar sua capacidade cerebral.
Um dos principais concorrentes da Nintendo, a Sony, também está
investindo nos "games cabeça" para o mercado japonês. A Sony
atua junto a Kenichiro Mogi, um dos principais pesquisadores de
seu laboratório, para criar um jogo de desenvolvimento cerebral
para o portátil PSP.
Outros países
A mania dos jogos cerebrais poderá, em breve, se alastrar para
outras regiões.
A Nintendo pretende lançar ainda nesta ano versões de jogos de
sucesso no Japão no mercado britânico. Em um destes games, o
cérebro do usuário é comparado ao de gênios da história mundial.
Outra mania também voltada para expandir a capacidade cerebral
está em vias de se converter em game no Reino Unido , com o game
Carol Vorderman's Sudoku, que foi um sucesso entre os britânicos
|
|
|