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Coelho" lê e-mails e mensagens de
celular
Na evolução darwinista dos companheiros eletrônicos, primeiro surgiram
as bonecas falantes, depois o animalzinho de estimação virtual
Tamagotchi, e mais tarde o Aibo, cão-robô descontinuado da Sony. Agora,
podemos estar presenciando o início da era do coelhinho WiFi.
O coelhinho de
plástico com orelhas que servem como antenas é capaz de receber emails e
mensagens de texto de celulares, dizer às crianças que é hora de dormir,
alertar sobre colapsos na bolsa de valores e oferecer informações de
tráfego atualizadas por meio de dados transmitidos por rede sem fio
conectada à Internet e baseada na tecnologia WiFi.
"O coelhinho
oferece uma representação vocal e visual daquilo que existe na
Internet", explicou Paul Jackson, analista do grupo de pesquisa
Forrester. "Também oferece uma maneira agradável de conferir dimensão
física às relações online que as pessoas estabelecem."
O coelhinho,
que tem 23 centímetros de altura e um corpo cônico, branco, que se
acende quando ele fala, atende pelo nome de Nabaztag, que quer dizer
"coelho", em armênio, o idioma natal de seu criador. O aparelho também
consegue abanar as orelhas e cantar. O empresário francês Rafi
Haladjian, que concebeu a idéia, diz que o coelhinho às vezes tem mais
influência do que os pais sobre as crianças, e pode ajudar homens que
tenham se comportado mal a obter o perdão de suas parceiras zangadas.
"Triste, mas é verdade", disse ele.
O Nabaztag
custa 115 euros (US$ 148) na França, 80 libras (US$ 152) no Reino Unido
e US$ 150 nos Estados Unidos. O aparelho é produzido em Shenzhen, China.
Desde que chegou ao mercado, no ano passado, o Nabaztag vendeu 50 mil
unidades na França, Reino Unido, Bélgica e Suíça, e Haladjian espera
vender outras 150 mil antes do final do ano.
O empresário
agora está interessado em conquistar os Estados Unidos, onde a presença
de seu produto é minúscula, e está se preparando para a temporada de
festas. Em dezembro passado, Haladjian deu uma entrevista de três
minutos à CNN e recebeu 350 mil pedidos de informação online.
Analistas
afirmam que entre as razões para o Aibo ter sido descontinuado este ano
está o preço alto do robozinho e a tecnologia muito complexa que ele
possuía. Nabaztag, que é capaz de executar tarefas básicas, depende de
tecnologia relativamente simples - conexão Wifi e softwares e filtros
online. "Eu acho que ele (coelho) é um aparelho útil e representa uma
nova forma de comunicação", disse um analista do setor de
telecomunicações baseado em Paris que trabalha para uma corretora
internacional e está planejando comprar um Nabaztag.
"Se eu enviar
uma mensagem de texto para minha esposa, e ela estiver ocupada na
cozinha, ela poderá ouvi-la sem ter que checar o celular", disse o
analista, que pediu para não ser identificado. Como a provedora de
serviços de telefonia pela Internet Skype e o iPod da Apple, Haladjian
está tentando criar uma comunidade de usuários e uma massa crítica que
gere receitas estáveis.
Os boletins de
Internet mais básicos do Nabaztag são gratuitos, como previsão do tempo,
performance do mercado de ações e leitura de emails selecionados. Mas o
envio de mensagens de texto e chamadas telefônicas gera cobrança de uma
taxa. "Nosso modelo é um pouco como o da Skype", diz Haladjian.
"Oferecemos um serviço gratuito, mas cobramos pelos mais sofisticados."
O coelho é
produzido pela empresa francesa Violet, 55% controlada por Haladjian e
30% pelo Banexi Ventures, braço de investimentos de risco do banco
francês BNP Paribas. Dois meses atrás, Haladjian levantou entre 5
milhões e 8 milhões de euros, ele não forneceu o número preciso, para
financiar expansão da Violet. O empresário também está planejando lançar
outros aparelhos "inteligentes" e contribuir, a sua maneira, com a
evolução natural de objetos inanimados.
Reuters
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