Carro terá chip processador de
imagens
A fabricante japonesa de microchips NEC Electronics começou hoje a
vender processadores automotivos de detecção de imagens. Os primeiros
chips equiparão um modelo Lexus, da Toyota Motor, que será lançado até o
final do ano.
O novo Lexus LS460 com processadores de
imagens vai automaticamente acionar os freios uma fração de segundo
antes de atingir um pedestre ou veículo para evitar uma colisão ou
reduzir o impacto.
O processador pode diferenciar
veículos, pedestres e faixas pintadas nas ruas e estradas, e as
montadoras podem usar o dispositivo em mecanismos de segurança.
Os chips controlam atualmente grande
parte das funções de um carro, de trancas elétricas a controles de
consumo de combustível, e a NEC Electronics espera conquistar uma
participação de 40% do mercado emergente de detecção de imagens em
automóveis em 2015.
"Nossa participação será pequena em
2010, mas ao aumentarmos a quantidade de imagens que o processador
reconhece, esperamos nos tornar o padrão para montadoras do mundo todo
em 2015", disse a jornalistas Yoshirou Miyaji, gerente-geral de sistemas
automotivos da NEC Electronics.
A empresa projeta que as vendas anuais
dos chips detectores de imagens cresçam para 20 bilhões de ienes (US$
172 milhões) em 2015, o que equivaleria a 3% das vendas totais da
fabricante de processadores em 2005.
A produção mensal deve atingir 10 mil
unidades no fim do ano fiscal de 2007. Em 2010, a NEC Electronics espera
que 4 milhões de carros tenham chips detectores de imagens instalados,
com o mercado crescendo para 8,6 milhões em 2012 e 18 milhões em 2015.
A companhia, oitava maior fabricante de
chips do mundo, 70% controlada pelo conglomerado NEC, divulgou prejuízo
operacional de 5,76 bilhões de ienes no trimestre encerrado em junho,
com vendas baixas de processadores para celulares. A empresa vê no setor
automotivo uma fonte de crescimento de demanda no longo prazo.
A tecnologia de reconhecimento de
imagens é mais conhecida por permitir que câmeras de segurança
sofisticadas identifiquem indivíduos específicos em uma multidão e o
mercado para veículos ainda é pequeno. A Honda Motor também tem
desenvolvido carros que alertam o motorista ou desviam a trajetória
antes de bater em um objeto.
Reuters
|