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Especialistas
dão dicas para o sucesso dos blogs
MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo
Interesses em comum são a cola que faz com que os internautas
grudem os olhos em determinados diários virtuais. Alguns
cuidados, no entanto, podem engrossar o caldo de sua audiência.
Para Roger Rocha, professor de criação para internet da Miami Ad
School, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é
importante que o blogueiro lance mão de um ponto de vista
independente. "O estilo pessoal é o que dá o molho. É
interessante para os visitantes conhecer aquele ponto de vista,
comprometido com valores individuais e desvinculado de linhas
editoriais corporativas", afirma.
Segundo Rocha, os blogs que tendem a fazem uma simples
compilação de notícias não funcionam por não terem um ponto de
vista consolidado. O professor afirma ainda que a relevância e o
grau de atualização da página também são decisivos para que o
diário vingue.
"Um blog será do tamanho da audiência que se interessar por
aquele determinado assunto", diz Pedro Cabral, presidente da
AgênciaClick, especializada em publicidade on-line. Para ele, o
autor de um blog de sucesso tem, basicamente, duas opções de
papel a assumir: ser um especialista no assunto que aborda ou se
firmar um comunicador habilidoso.
"Se, por exemplo, eu tenho um ótimo gosto musical e meus amigos
me vêem como referência no assunto, posso escrever um blog sobre
isso e assumir o papel de expert. Outra possibilidade é que meus
amigos me enxerguem como alguém que sabe quais são os blogs mais
legais, o que me faz ser um comunicador", explica.
Ao alcance de todos
De acordo com Cabral, qualquer um pode conseguir uma audiência
de 200 pessoas mensalmente. O número calculado por ele leva em
conta alguém que tenha um perfil na rede social Orkut, cujas
páginas têm um acesso mediano de 150 visitas mensais, e que
mantenha cerca de cinco contatos diariamente em um programa
comunicador instantâneo.
Divulgar o diário entre as pessoas mais próximas a você é o
primeiro passo para que ele se torne conhecido --ainda mais
porque, em se tratando de internet, a propaganda boca a boca é a
alma do negócio.
Nichos
Se seu blog não incitar multidões, no entanto, não se sinta
derrotado. A pulverização da audiência também faz parte da
dinâmica da rede.
"É o fenômeno da fragmentação da mídia. Cada vez mais as pessoas
vão buscar seus iguais, com interesses em comum", analisa
Cabral.
A escritora Ivana Arruda Leite
(doidivana.zip.net), concorda.
"Gosto de falar para os meus iguais. Gente demais me dá
aflição", conta ela, que diz que, em sua fantasia, bloga como se
estivesse em uma sala de visitas.
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