Microsoft lança versão comercial de sistema operacional para robôs
da Efe, em San Francisco (EUA)
A Microsoft lançou hoje a primeira versão comercial do sistema operacional para robôs com o qual espera alcançar uma posição de destaque na indústria robótica.
Sob o nome de "Microsoft Robotics Studio", a tecnologia, baseada no sistema operacional Windows, pretende facilitar a vida dos que se dedicam à programação de robôs reais ou simulados.
Trata-se de uma plataforma que, segundo a Microsoft, serve para programar todo tipo de robôs, de brinquedos a equipamentos industriais --e que pesquisadores e apreciadores poderão obter de forma gratuita. As empresas que quiserem utilizar o sistema com fins comerciais terão que obter uma licença que custará a partir de US$ 399.
A companhia mergulhou no campo da robótica no mês de junho quando introduziu uma versão prévia do software e lançou um novo grupo de pesquisa. Desde então, acadêmicos, curiosos e empresas baixaram este software na internet mais de 100 mil vezes, disse a Microsoft.
A iniciativa pode ampliar o alcance da robótica e dar aos seus adeptos a oportunidade de se transformarem em empreendedores. Segundo a Microsoft, que citou números da Federação Internacional de Robótica, este ano serão vendidos cerca de 1 milhão de "robôs pessoais".
Este é um mercado minúsculo em comparação com o dos computadores pessoais, mas a empresa espera que o mesmo cresça substancialmente nos próximos anos.
|