SÃO PAULO - A maioria dos brasileiros não consegue ficar sem um
computador. Esse é um dos fatores que estimulam a compra de
novos equipamentos.
A conclusão vem de uma pesquisa feita pela consultoria Direkt
sobre os hábitos de consumo do brasileiro. O estudo foi
encomendado pela HP e realizado durante os últimos seis meses,
em São Paulo, com compradores de desktops para uso doméstico.
De acordo com a pesquisa, para muitos usuários o PC tem hoje
o papel que a TV tinha anos atrás. Por isso, essas pessoas já
não conseguem ficar sem o computador. Além disso, outro fator
que impulsiona a venda de computadores é a necessidade de acesso
à informação, ferramentas de comunicação e entretenimento. Para
decidir a compra, os entrevistados afirmam levar em conta a
qualidade, a marca e o preço dos desktops.
Outros dois aspectos que chamam a atenção no estudo é a
preferência dos consumidores pelos monitores LCD em vez dos CRT
(tubo) e o aumento da procura de modelos com configurações mais
avançadas.
Considerando os compradores de máquinas HP, cerca de 20% dos
entrevistados tinham como fator fundamental para a compra a
qualidade do produto. Outros 10,4% consideraram o desempenho e a
velocidade da máquina como fatores determinantes para a decisão.
Para 8,2% deles, o design foi o item mais importante na escolha
do equipamento, enquanto a marca HP foi essencial para cerca de
7%.
Na hora de acessar a internet, 65% dos usuários HP usam banda
larga e 35% têm o acesso discado. O tempo de conexão por dia
dura, em média, de uma a duas horas.