|
China prende seis acusados de criar "vírus do panda"
Publicidade
da Folha Online
A China prendeu seis jovens na faixa dos 20 anos de idade acusados de criar ou de ter lucrado com a disseminação do vírus de computador "joss-stick burning panda", que infectou mais de um milhão de máquinas no país. Segundo o órgão oficial Beijing News, é a primeira vez que o país desvenda um caso deste porte envolvendo pragas virtuais.
A polícia prendeu Li Jun, 25, da cidade de Wuhan, localizada na região central da China. Ele é acusado de criar o vírus em outubro e de ter faturado mais de US$ 12.800 ao vendê-lo para cerca de 120 pessoas.
O vírus ganhou esse nome porque alterava os ícones das telas dos usuários infectados para ursos panda. O mais "famoso" desses ícones mostrava um urso segurando três incensos acesos em suas patas. A mídia chinesa informou que a praga roubou nomes de contas de usuários de videogames on-line e de mensagens instantâneas.
Os outros cinco acusados, de três províncias diferentes do país, foram presos por atualizar e disseminar a praga ou por lucrarem com as contas roubadas, disse o Beijing News.
|
|
|