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Banda
larga puxa crescimento de TV paga
TATIANA RESENDE
da Folha de S.Paulo
O número de assinantes de banda larga, via operadoras de TV
paga, chegou a 1,19 milhão em 2006, com crescimento de 89% com relação ao ano
anterior. Já a quantidade de assinantes de TV paga aumentou 15% no período,
alcançando os 4,72 milhões, segundo dados da ABTA (Associação Brasileira de
Televisão por Assinatura).
Os pacotes de serviços, com a venda conjunta de telefone fixo,
banda larga e TV por assinatura, ajudaram no crescimento.
"A banda larga é hoje um produto indispensável. Não é mais
considerado supérfluo", afirmou Alexandre Annenberg, presidente da entidade. A
demanda vem aumentando ao longo dos anos, com crescimento significativo também
em 2005 (71%) e 2004 (81%).
Além do cenário econômico favorável, que aqueceu o mercado e vem
alavancando o crescimento de vários setores, o avanço da tecnologia, que
permitiu o aumento da velocidade da banda larga, foi um dos atrativos apontados
pelo executivo.
O presidente da Teleco, consultoria especializada em
telecomunicações, Eduardo Tude, prevê uma grande expansão no número de
assinantes de banda larga, já que a densidade é muito pequena, inferior a cinco
conexões a cada 100 habitantes. Na telefonia móvel, segundo os últimos números
divulgados pela Anatel, há 53,8 celulares a cada 100 habitantes.
Eduardo Parajo, da Abranet (Associação Brasileira dos Provedores
de Acesso), lembra que há vários locais que não oferecem o serviço de banda
larga, concentrado ainda nos grandes centros. "O Brasil tem mais de 30 milhões
de internautas. E ainda há uma grande parte da população que não tem acesso à
internet. Ainda há muito espaço para crescer", analisou.
O segmento de banda larga representou 11% do faturamento bruto
do setor, que fechou em R$ 5,54 bilhões em 2006, 18% superior ao ano anterior. A
maior fatia (84%) ainda se deve à mensalidade da programação da TV paga.
O presidente da ABTA ressaltou o fortalecimento dos canais de TV
por assinatura nos últimos anos, inclusive dos canais públicos, como o da Câmara
e o do Senado, que passaram a ter mais audiência com os escândalos políticos. Em
2004 (6%) e 2005 (8,8%), o crescimento de assinantes havia sido menor.
"Os 4,7 milhões de assinantes em 2006 são domicílios. A TV paga
atinge cerca de 20 milhões de pessoas", calculou Alexandre Annenberg. No último
perfil divulgado pela ABTA, referente a 2005, 78% dos assinantes de TV paga eram
das classes A e B e a maioria (35%) tinha entre 35 e 54 anos. |
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