|
Google é marca mais valiosa do mundo, indica pesquisa
O Google se tornou a marca mais cara do mundo em 2006, avaliada em US$ 66,3 bilhões, segundo o ranking BrandZ. A pesquisa, feita em parceria com o jornal "Financial Times", foi publicado nesta segunda-feira (23) pela empresa de consultoria Millward Brown
De acordo com o levantamento, gigante de buscas aumentou o valor de sua marca em 77% no último ano, desbancando a General Electric (GE), cujo valor foi estimado em US$ 61,8 bilhões; a Microsoft, com US$ 54,9 bilhões, e a Coca-Cola, avaliada em US$ 44,1 bilhões, aparecem na seqüência.
Segundo a consultoria que elabora o ranking, o valor das cem empresas da lista em 2006 cresceu 10,6% na comparação com 2005, indo de US$ 1,44 trilhão para US$ 1,6 trilhão.
O relatório aponta outra dado interessante: que os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) está puxando o crescimento das grandes marcas mundiais. Segundo o levantamento, marcas como McDonald's, Levi's, Nike e Zara ganham dinheiro com o aumento da renda das grandes nações em desenvolvimento.
Os criadores do Google, que registraram o domínio google.com em setembro de 1997, conseguiram em menos de uma década estabelecer uma marca com um valor superior ao do refrigerante mais bebido do mundo, a Coca-Cola, da cadeia de fast-food McDonald's e da marca de carros de luxo BMW.
A pesquisa, além de levar em conta informações financeiras, considera a opinião de mais de um milhão de usuários. Confira abaixo quem ocupa as 20 primeiras posições:
1 - Google (US$ 66,434 bilhões)
2 - GE (US$ 61,880 bilhões)
3 - Microsoft (US$ 54,951 bilhões)
4 - Coca-Cola (US$ 44,134 bilhões)
5 - China Mobile (US$ 41,214 bilhões)
6 - Marlboro (US$ 39,166 bilhões)
7 - Wal-Mart (US$ 36,880 bilhões)
8 - Citi (US$ 33,706 bilhões)
9 - IBM (US$ 33,572 bilhões)
10 - Toyota (US$ 33,427 bilhões)
11 - McDonald's (US$ 33,138 bilhões)
12 - Nokia (US$ 31,670 bilhões)
13 - Bank of America (US$ 28,767 bilhões)
14 - BMW (US$ 25,751 bilhões)
15 - HP (US$ 24,987 bilhões)
16 - Apple (US$ 24,728 bilhões)
17 - UPS (US$ 24,580)
18 - Wells Fargo (US$ 24,284 bilhões)
19 - American Express (US$ 23,113 bilhões)
20 - Louis Vuitton (US$ 22,686 bilhões)
|