Internet rivaliza com a televisão como fonte de lazer
Europeus, americanos e japoneses dedicam
quase o mesmo tempo ao navegar pela Internet e ao ver televisão, segundo
uma pesquisa patrocinada pelo gigante do ramo de tecnologia IBM
publicada hoje.
Cerca de 60% dos perguntados afirmou navegar de uma a quatro horas
diárias na Internet, contra 66% que confessou passar o mesmo tempo em
frente à televisão.
Já 19% disse se dedicar mais de seis horas diárias à web, enquanto
apenas 9% reconheceu que vê televisão durante o mesmo número de horas.
O estudo da IBM revelou também que a forma como os conteúdos de
televisão é visto está mudando, pois 81% dos entrevistados disse ter
visto alguma vez um filme em seu computador pessoal.
Saul Berman, responsável pela divisão de estratégia de entretenimento
e mídia da IBM, disse que, como a telefonia celular está substituindo à
fixa, "a televisão a cabo e satélite corre o perigo de ser substituída
como a via principal de acesso a conteúdos".
O estudo acrescenta também que a audiência da internet tem cada vez
mais controle sobre o que quer ver e é mais hábil na hora de filtrar
mensagens publicitárias.
"Visto o crescente poder de indivíduos e comunidades, os meios de
comunicação terão que melhorar sua capacidade de fornecer conteúdos
publicitários", disse Bill Battino, diretor da IBM Global Business
Services.
A pesquisa foi realizada entre cidadãos dos EUA, Reino Unido, Japão,
Austrália e Alemanha, incluindo uma série de entrevistas pessoais em
vídeo que a IBM colocou no portal YouTube.
EFE
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