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Criar
páginas na internet para bebês é a nova moda nos EUA
Caso seja preciso presentear um
recém-nascido, esqueça os sapatinhos ou os brinquedinhos: a moda para os
bebês do século XXI é uma conta de e-mail, um perfil no Facebook ou no MySpace, ou ainda um domínio próprio na internet. Nos Estados Unidos, cada vez mais pais abrem contas de e-mail ou
registram domínios de internet com o nome dos filhos logo após o
nascimento deles, diante do temor que os endereços não estejam
disponíveis no futuro.
Foi o caso, por exemplo, da cantora americana Britney Spears que,
quando quis registrar um site para o filho de 11 meses, descobriu que
alguém com faro para os negócios tinha feito isso pouco tempo antes. "Um domínio na rede é como um bem imobiliário do século XXI", disse à
agência Efe o presidente da empresa de registros na Internet GoDaddy.com
- líder do setor nos Estados Unidos -, Warren Adelman.
"Registrar o nome do seu filho na web representa assegurar um lugar
no bairro da moda (...) online", acrescentou. Adelman diz que GoDaddy.com não faz uma apuração específica de nomes
de bebês, mas afirma que verificaram "um forte aumento de pedidos de
pais que querem reservar domínios para os filhos", lembrando que os
modelos de sites com motivos infantis disponíveis em sua ferramenta de
design são cada vez mais populares.
Além disso, o número de novos sites na Internet cresceu em geral e,
atualmente, a companhia "registra ou renova a propriedade de um domínio
a cada 1,3 segundo". Perante a crescente demanda, a GoDaddy.com começou a anunciar a idéia
como um presente econômico que dura toda a vida, "não como os brinquedos
que acabam esquecidos depois de seis meses".
Registrar um domínio na Internet leva apenas alguns minutos e custa
em torno de US$ 9 anuais. A maioria dos pais utiliza as páginas para trocar fotos com parentes
e amigos e, de quebra, asseguram que o filho terá para sempre um site
com seu próprio nome e um e-mail personalizado (como
maria@maria.perez.com).
Esse foi o caso de Jackie, uma jovem mãe de San Francisco que
recentemente reservou um domínio de internet para o filho, Jaiden, de
cinco meses. Jackie e o marido pensaram que era uma forma fácil de mostrar fotos
do bebê aos familiares na costa leste dos Estados Unidos, "muito mais
simples que enviar e-mail com enormes arquivos anexos". "Quando vi que o nome do meu filho ainda estava disponível, disse ao
meu marido para correr e reservá-lo", afirmou.
Adelman acrescenta que as páginas são um "presente educativo" para as
crianças, pois ajudarão no aprendizado sobre o uso "da internet e
permitirá a colocação de conteúdos próprios na rede quando estiverem
maiores". No entanto, muitos pais temem ver os filhos se movimentando pelo
ciberespaço com tão pouca idade e que a publicação com seus dados na
rede os deixem vulneráveis a pedófilos. No final das contas, dispor de um site com seu próprio nome permite a
qualquer um que o conheça ter acesso a fotos ou conteúdos pessoais.
Tanto a GoDaddy.com como outras empresas do setor insistem em que há
muitas opções para aumentar a privacidade - como, por exemplo, proteger
a página com uma senha -, mas Jackie e outras mães continuam
apreensivas. "Estou preocupada com os pedófilos. Qualquer pessoa que saiba seu
nome e sobrenome pode entrar na web", afirma. "Portanto estamos pensando
em utilizar outro serviço que ofereça maior segurança".
Jackie e o marido cogitam usar o Facebook, popular comunidade virtual
que começou aceitando apenas estudantes universitários e que hoje conta
com milhões de usuários, que incluem o presidente da Microsoft, Bill
Gates.
EFE
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