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Mundos virtuais podem ajudar crianças, diz pesquisa
Darren Waters
Uma pesquisa encomendada pela BBC à Universidade de Westminster, de Londres,
concluiu que mundos virtuais podem ajudar crianças a ensaiarem o que vão fazer
na vida real. Os pesquisadores também concluíram que os mundos virtuais são uma
alternativa "poderosa" a atividades mais passivas como assistir televisão.
Os cientistas, liderados por David Gauntlett e Lizzie Jackson, pesquisaram e
entrevistaram crianças que testaram pela primeira vez o mundo virtual Adventure
Rock, criado pela BBC para crianças entre 6 e 12 anos de idade.
"Mundos virtuais podem ser uma alternativa poderosa, cativante e interativa às
mídias mais passivas", disse Gauntlett. Este mundo virtual consiste em uma ilha
criada para o canal infantil da BBC. Os participantes exploram o mundo virtual
sozinhos, mas podem enviar mensagens e dividir suas experiências e opiniões com
outras crianças.
Papéis
O professor David Gauntlett afirmou as crianças assumiam um dos oito papéis no
mundo virtual. Em certos momentos eram exploradores e em outros, queriam se
conectar com outros jogadores para conseguir avançar no mundo virtual, entre
outros papéis.
Segundo Gauntlett, estes mundos virtuais na Internet funcionam como espaços de
pesquisa onde as crianças podem tentar todos os tipos de atitudes sem
experimentar as conseqüências que se seguem no mundo real.
Como exemplo, o professor afirma que os participantes do Adventure Rock
aprenderam várias habilidades sociais e brincaram com sua própria identidade
dentro do mundo virtual.
Os professores das escolas primárias que participaram da pesquisa afirmaram que
os alunos foram sinceros sobre as partes do mundo virtual que mais gostaram.
"As crianças sabem o que estão fazendo e são muito bons para dizer de uma forma
honesta e sem rodeios o que eles querem ver", disse Will Davies, professor da
Escola primária Peterston Super Ely.
BBC Brasil
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