O maior catálogo de arquivos musicais do mundo passou a ser de domínio público nesta terça-feira. O Arquivo de Música Contemporânea de Tribeca, em Nova York, nos Estados Unidos, foi liberado pela Universidade de Colúmbia, com quem o acordo para liberação do material fonográfico foi firmado na última semana.
Um dos primeiros acervos que podem ser acessados, segundo o site Arcmusic, é a coleção de blues do guitarrista da banda Rolling Stones, Keith Richards, com canções originais em 78rpm do músico Robert Johnson, datadas de 1937.
Ao todo, o arquivo fonográfico de Tribeca contém mais de 2 milhões de gravações, 3 milhões de fotografias, livros e vídeos, incluindo trilhas sonoras de filmes do cinema. O catálogo disponibiliza ainda gravações de música pop e traz dados sobre os músicos e bandas.
De acordo com o site ArtsBeat, hospedado no jornal americanoNew York Times, o compartilhamento do material não visa a fins lucrativos. A intenção da universidade em viabilizar o acesso ao acervo é uma maneira de estimular o desenvolvimento de novos projetos na área musical.
Redação Terra