Até 2016, tais veículos, que possuem um padrão de 10,5
quilômetros por litro, farão uma média de 15,09 quilômetros
por litro – o crescimento será de 5% a cada ano, segundo as
metas.
Se veículos novos não cumprirem o acordo, as
montadoras serão obrigadas a pagar multas por unidades
vendidas.
Adiada por anos, a rigidez das normas do "CAFE" (Corporate
Average Fuel Economy) marca a consumada intervenção do
governo dos Estados Unidos na indústria automobilística do
país. Em tempos de crise no setor, a ajuda federal se dá por
bilhões em montadoras como a General Motors e Chrysler.
Agora, a regulamentação dos carros também pertence ao
comando político da nação por meio de uma lei nacional.
O governo de Obama informa que o preço dos modelos
aumentarão, mas o valor será recuperado depois de três anos
de uso.
Segundo as autoridades americanas, a medida deve
economizar 1,8 bilhão de barris de petróleo em cinco anos, e
neste mesmo período, também retirará 58 milhões de carros de
circulação.