Um novo sistema de computadores veiculares está sendo testado na Europa e, caso um dia chegue ao mercado, ajudará na prevenção de acidentes. Segundo o site
The Inquirer, o sistema australiano Cohda
Wireless embute conectividade
Wi-Fi nos veículos, que passam a conversar com automóveis próximos, compartilhando informações como localização e velocidade.
Assim, um carro poderia reduzir a velocidade automaticamente e sem intervenção do motorista caso uma colisão parecesse eminente. O sistema ainda poderia identificar outros veículos furando o sinal vermelho e detectar se uma ultrapassagem é segura.
Na primeira versão, explica o site Times Online, o sistema apenas alertará o motorista, mas na versão final deve dar ao veículo autonomia de decisão em determinados casos. A autonomia poderia incluir apertar os cintos e aumentar a pressão nos freios antes de uma colisão, ou até mesmo impedir a visão do acidente através de uma cortina, impedindo o pânico do motorista.
O sistema tem baixo custo, cerca de US$ 100 por veículo, e ainda está sendo experimentado. A BMW também testa tecnologia semelhante graças ao Car 2 Car Communication Consortium, um esforço conjunto de fabricantes que inclui Audi, Fiat, Honda e Renault.
Na semana passada, autoridades inglesas revelaram estar testando a tecnologia Intelligent Speed Adaptation (ISA), que com ajuda de um sistema GPS poderá limitar a velocidade de veículos automaticamente dependendo da via em que ele estiver.
Geek