Lançado no último dia 5 em cinemas do mundo inteiro, o
filme Home - Nosso Planeta, Nossa Casa, do francês Yann Arthus-Bertrand, vem ganhando espectadores na internet a cada dia, onde também é veiculado. No site Youtube, o longa já foi rodado mais de 2,2 milhões vezes nas suas versões em francês, alemão, árabe, espanhol e português.
Feito com paisagens aéreas do mundo inteiro, o filme pretende convencer a opinião pública mundial que é preciso mudar hábitos para evitar uma catástrofe ambiental. Produzido por Luc Besson, que assinou o roteiro de O quinto elemento, o projeto não tem fins lucrativos e não arrecadará verbas de nenhum dos cinemas que o exibem.
Na internet, Home pode ser assistido a partir do site oficial, http://www.home-2009.com/, ou pelo Youtube. Arthus-Bertrand, que é fotógrafo, havia filmado em 1994 A Terra Vista do Céu, com imagens belíssimas da Terra. Em Home, ele mostra também a sua preocupação com a ação do homem sobre o planeta. A narração é da atriz americana Glenn Close.
Filmado a partir de helicópteros, de aviões e pontos altos, o filme teve as suas emissões de carbono totalmente compensadas, com investimentos na criação de fontes de energia limpa. Há 10 anos, todo o trabalho do fotógrafo segue essa regra de compensação.
O lançamento foi feito no Dia Internacional do Meio Ambiente com exibições para multidões em algumas capitais do mundo, como Londres, na Inglaterra, e Nova York, no Estados Unidos. Na França, milhares de pessoas se reuniram no Champs de Mars, o gramado situado abaixo da Torre Eiffel, para assistir à projeção.
No Brasil, o longa está em cartaz até esta quarta-feira no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo (SP), e até a quinta-feira no cinema Estação Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).
O internauta Arthur Venco Moriyama, de Paris, na França, participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
vc repórter