O supercomputador de fabricação nacional da China, Magic Cube, anteriormente conhecido como Dawning 5000A, entrou em operação nessa segunda-feira em Shanghai.
Trata-se do primeiro supercomputador da China com velocidade superior a 100 trilhões de operações de ponto flutuante por segundo (teraFLOPS), segundo funcionários locais. Este é também o único fora dos Estados Unidos classificado entre os dez computadores mais rápidos do mundo por sua velocidade de processamento.
O supercomputador, com capacidade máxima de 230 teraFLOPS, será utilizado para processar informação e pesquisa científica fundamental no Centro de Supercomputação de Shanghai, informou o sub-diretor da instituição, Yuan Jun.
O Magic Cube foi fabricado pela empresa Dawning Information Industry Co., com sede em Tianjin, em setembro passado. Foi enviado a Shanghai em 15 de maio e seu nome foi escolhido a partir de propostas enviadas pelo público.
Segundo Yuan, os supercomputadores são cada vez mais importantes para a indústria de alta tecnologia da China, como a de desenho de aviação e automotriz e energia nuclear.
O Magic Cube tem 75 m² quadrados e consome 700 kilowatts de eletricidade por hora. Custou cerca de 200 milhões de yuans (US$ 29,2 milhões) e foi pago pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo municipal de Shanghai.
Agência Xinhua