Em comparação com o número de usuários de Linux e Mac OS, o Windows tem a liderança disparada, levando consigo seus programas oficiais. No entanto, uma rápida conversa com programadores, web designers e todos que trabalham na área de internet pode relevar uma verdadeira revolta contra o IE.
E por que tanto ódio? Seria o Internet Explorer o causador de todos os males da internet? Não, não é para tanto. Mas enumeramos aqui alguns problemas sérios que este navegador apresenta e que podem fazer com que você migre para a concorrência.
1.
Segurança
Segurança
é uma
das
questões
principais
que
levam
milhares
de
pessoas
e
empresas
a
migrarem
para
outros
navegadores.
O
Internet
Explorer
-
principalmente
da
versão 7
para
baixo -
não é
considerado
seguro.
Na Alemanha, uma verdadeira campanha contra o navegador da Microsoft foi criada e até mesmo a empresa de Bill Gates já pediu que os usuários abandonassem o uso da versão 6 do navegador.
Mas, não importa a versão, o IE é considerado por muitos um navegador perigoso, através do qual hackers podem facilmente invadir seu computador e acessar informações. Isso ocorre porque o Internet Explorer trabalha com ActiveX e Active Scripting, funções que permitem que navegador seja acessado de outros programas.
Dessa forma, outros usuários podem controlar seu computador, deixando-o vulnerável a ataques, vírus e todo tipo de malware. A diferença em relação a outros navegadores é que você precisa abrir arquivos ou clicar em links mal intencionados para que este ataque possa ocorrer. No Internet Explorer não, basta, apenas,utilizá-lo.
2.
Um
dilema
para web
designers
e
programadores
A
programação
e
criação
de
páginas
na
internet
é um
dilema
para
quem tem
que
trabalhar
com
Internet
Explorer.
A grande
questão
aqui é
que
existem
padrões
seguidos
na
internet
que
simplesmente
não
fazem
parte do
IE.
Estes padrões não estão em um livro sagrado nem nada do tipo, mas são regras seguidas para que navegadores, programadores, web designers e usuários coexistam pacificamente e tenham o mínimo de problemas possível ao acessar e criar páginas para a internet.
A briga com a Microsoft é por conta dela simplesmente ignorar estes padrões, fazendo do Internet Explorer o navegador mais difícil para se trabalhar. O tempo necessário para desenvolver uma página para o IE poder ser o dobro (ou mais) do que se utiliza para outros navegadores.
Além disso, a reclamação constante de web designers e programadores é: um erro encontrado no Mozilla Firefox, Opera, Chrome e Safari é algo possível e relativamente fácil de resolver - principalmente porque eles seguem o mesmo padrão. Um erro no Internet Explorer pode resultar em horas de muito trabalho a mais.
O resultado para os usuários é que a utilização do Internet Explorer pode resultar em web sites com visual mais pobre ou até mesmo muitos erros e bugs. Além disso, muitos sites não oferecem mais visualização utilizando o IE 6 - é o caso do Orkut, que exibe um aviso para que você atualize o IE ou utilize outro navegador.
3.
Interface
deixa a
desejar
Se por
um lado
os
navegadores
estão
ficando
cada vez
mais
simplificados
e com
visual
limpo, o
Internet
Explorer
parece
não
acompanhar
totalmente
esta
tendência.
Não é
uma
questão
de
modismo
nem de
beleza,
mas sim
de
praticidade.
O navegador não deve chamar a atenção, nem muito menos ocupar espaço desnecessário na tela de seu computador. Ele é apenas o meio pelo qual você visualiza sites - estes sim destinados a serem belos e funcionais.
Para muitos, o Internet Explorer deixa a desejar no quesito interface. Ainda que ele tenha - com atraso - adicionado a visualização em abas e inserido campos de busca (seguindo o modelo do Mozilla Firefox), ele ainda é um navegador com interface poluída.
4.
Personalização?
Sabemos
que os
usuários
do
Baixaki
adoram
personalizações,
com
temas
para
desktop,
papéis
de
parede,
protetores
de tela,
ícones e
imagens.
Com o
navegador
não
poderia
ser
diferente
e aqui
esbarramos
na
limitação
do IE.
O Chrome possui temas variados para inserir na interface, o Firefox conta com o Personas, onde até mesmo os usuários podem criar skins. O Opera, além dos temas, permite alterações na interface e que o usuário adicione widgets ao navegador. E o Internet Explorer? Bem, você pode navegar em tela cheia se quiser. E é basicamente isso.
5.
Como
desinstalar
o
Internet
Explorer?
Você já
tentou
desinstalar
o
Internet
Explorer
do
Windows?
É quase
uma
missão
impossível.
Apesar
de o
site da
Microsoft
informar
que é
possível
fazer
isso
através
do
Painel
de
Controle
- como
removemos
qualquer
outro
aplicativo
- ao
acionar
a lista
de
programas,
o IE não
está lá.
É
necessário
procurar
programas
e novos
atalhos
para
eliminar
este
navegador
de sua
máquina.
6.
Devagar
quase
parando...
O
Internet
Explorer
é mais
lento
que
outros
navegadores.
O
Baixaki
já fez
testes
extensos
para
comprovar
isso,
mas a
diferença
de
velocidade
entre
Firefox,
Opera e
Chrome
em
comparação
com o IE
é
facilmente
perceptível
por
qualquer
usuário.
Se você
utiliza
o
Internet
Explorer,
dê uma
chance
outros
navegadores
por
alguns
dias.
Com
certeza,
você
perceberá
a
diferença
no tempo
de
carregamento
das
páginas.
7.
As
extensões
As
extensões
são
funções
muito
úteis e
populares
dos
navegadores
atuais,
permitindo
que você
deixe o
aplicativo
voltado
para o
que há
de mais
interessante
para
você. É
possível
atualizar
o
Twitter,
verificar
se
recebeu
novos
emails,
atualizações
de RSS,
entre
outros.
O Internet Explorer demorou (muito!) para incorporar o uso de extensões em seu navegador. E então, ele demorou mais ainda para permitir que usuários criassem suas próprias extensões para serem compartilhadas.
Sendo assim, o IE ainda está muito atrás de outros navegadores no quesito variedade e qualidade dos plugins e add-ons oferecidos. Novamente, para quem quer personalizar e direcionar o uso do navegador, o Internet Explorer não é a melhor opção.
8.
15 anos
de vida
e oito
versões
Enquanto
outros
navegadores
lançam
atualizações
de
tempos
em
tempos,
buscando
corrigir
erros e
adicionar
novas
funções,
o
Internet
Explorer
faz
grandes
atualizações
mais
espaçadas.
Dessa forma, as inovações e correções sempre demoram mais a chegar para os usuários do IE. De 1995 para cá, foram apenas 8 grandes atualizações. Em uma rápida comparação, o Chrome, de 2008, já está na sua quinta versão (e com disponibilidade da versão 6.0 Beta).
Além disso, a demora na atualização do navegador da Microsoft faz com que muitos usuários utilizem ainda o IE 6. A versão 8 do navegador foi lançada em 2009, e está previsto para o dia 15 de setembro o anúncio do Internet Explorer 9 - confira imagem abaixo.
Parece que o pessoal da Microsoft andou acelerando um pouco o processo de atualização, felizmente! Mas antes que você fique muito feliz com a notícia é bom lembrar: o IE 9, aparentemente, não poderá ser instalado em máquinas com Windows XP.
9.
Desconfiança
de
muitas
empresas
e sites
Sites
como
Twitter
e Orkut
anunciaram
publicamente
que não
oferecem
mais
suporte
para o
Internet
Explorer
6 -
versão
ainda
muito
utilizada.
No
entanto,
muitas
empresas
vão
além,
cortando
totalmente
o IE (em
qualquer
versão)
de seu
suporte,
por
conta de
problemas
com
segurança
e
compatibilidade.
Cada vez mais surgem programadores e web designers que simplesmente se recusam a desenvolver páginas para o navegador da Microsoft, e empresas e bancos que chegam a recomendar o uso de outras opções.
10.
Opções
melhores
Ao longo
do
artigo
fizemos
comparações
do que
outros
navegadores
podem
fazer
por
você.
Apesar
de saber
que este
é um
tema
polêmico,
visto
que
muitos
usuários
preferem
utilizar
o
Internet
Explorer,
vale a
pena
experimentar
outras
opções.
As três principais são, sem dúvida, o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Opera. Eles permitem que o usuário personalize a interface, adicione extensões que facilitem a navegação, além de ter interface amigável, navegação em abas e velocidade no carregamento das páginas.
Depois de ler tudo isso pode parecer que o Internet Explorer é o pior aplicativo do mundo. Na verdade, ele também possui características interessantes e tem mostrado algumas inovações em suas últimas atualizações que melhoraram significativamente seu desempenho, mas ainda se encontra defasado em relação aos concorrentes.
A intenção deste artigo é mostrar a você, usuário, que existem outras opções que podem se adequar melhor aos seus objetivos de navegação na internet. Então, faça a comparação e eleja seu navegador de internet favorito!
Terra