Especialistas internacionais reunidos na cidade colombiana de Cartagena traçam desde esta segunda-feira o inicio de uma "nova era" para a internet tendo em vista uma expansão histórica de sua plataforma, no momento em que a quantidade de endereços a nivel mundial está próxima de esgotar-se.
"Mais de mil pessoas de todo o mundo se reuniram em Cartagena para adotar decisões fundamentais em torno do desenvolvimento e crescimento da indústria de internet no contexto mundial", disse à agencia AFP Peter Dengate, presidente da corporacão Icann (internet corporation for assigned names and numbers), responsável a nivel mundial de coordenar os nomes de domínio de internet.
"Adotaremos decisões em torno da introdução de novas extensões de domínio, o que sem dúvida marcará o início de uma nova era e mudará por completo o mapa da (rede) internet, uma vez os governos adotem o novo esquema de domínios", completou.
Segundo Dengate, a reunião de Cartagena, até 10 de dezembro, marcará a transição do uso do protocolo original de internet (IPv4 - internet Protocol Version 4) - adotado na década de 1980 e com capacidade para 4 bilhões de endereços - e uma nova geração de protocolos (IPv6) que dará bilhões de bilhões de novas direções".
"Atualmente, menos de 150 milhões de endereços IPv4 ainda não foram atribuídos e é provável que, para meados de 2011, já estejam alocados na sua totalidade, assim que a necesidade de adotar a nova geração de protocolos é mais que urgente", enfatizou.
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, enviou uma mensagem na qual qualificou o evento de "trascendental" para o futuro da internet. "Nosso governo tem como uma de suas prioridades o uso da internet com dois propósitos: erradicar a pobreza e a criação de empregos", disse.
Diego Molano, ministro colombiano de Tecnologias da Informação, disse que seu país busca passar de 2,2 milhões de conexões de banda larga em 2010 a 8,8 milhões em 2011 e por isso apoia a reforma.
"Colômbia avança de maneira acelerada na formação de um quadro regulatório e uma política de adoção do protocolo IPv6", dijo.
Durante sua intervenção no evento, Molano prometeu em nome do governo de Santos eliminar um imposto local a serviço da internet (de 16%) para facilitar o acesso da população mais vulnerável.
"A reunião de Cartagena é histórica porque marca a expansão da internet. Há mais de três décadas se criou uma plataforma que acreditávamos suficiente para abastecer o mercado e hoje vemos que se esgota, então chegou a hora de adotar esta nova possibilidade que nos brinda a tecnologia", opinou Juan Diego Calle, gerente de "Co internet", companhía que gere o dominio ".co", da Colômbia.
Recentemente, o registro para América Latina e Caribe, "Lacnic", alertou sobre a quantidade de endereços de internet a nível mundiais que se esgota em janeiro , por isso a pressa de operadores e governos em adotarem uma nova versão do protocolo de internet (IPv6).
Os endereços de internet se agrupam em conjuntos, que são distribuídos pela corporação Icann para as cinco organizações que se ocupam de cada região do mundo.
As redes que hoje funcionam com IPv6 representam apenas 1% do tráfico global, razão pela qual já em junho de 2008 a Icann começou a discutir em uma reunião em Paris sobre a necessidade de usar uma nova versão de protocolos.
AFP