No Brasil, depois de
sucessivos adiamentos,
deverá entrar em vigor, no
segundo semestre, a
resolução do Departamento
Nacional de Trânsito que
torna os rastreadores
obrigatórios nos novos
carros. A ABI também cita o
interesse das companhias de
seguro, que, no Brasil, são
as principais responsáveis
pela instalação desses
rastreadores.
Em outros
países, um dispositivo de
identificação inteligente
está sendo considerado para
automatizar a cobrança de
pedágio nas estradas. Já os
fabricantes de automóveis e
empresas de tecnologia veem
a internet a bordo como uma
oportunidade para oferecer
serviços aos proprietários.
Microsoft e
Toyota
Por vários caminhos, a
indústria parece estar se
mexendo com rapidez. A
Microsoft, por exemplo, já
tem parcerias com a Ford e a
Toyota nessa área. A aliança
com a Toyota, anunciada
nesta semana, tem o objetivo
de desenvolver carros
conectados, com funções
avançadas de navegação,
comunicações e
entretenimento a bordo.
Até 2015, Toyota e
Microsoft esperam implantar
um serviço de computação em
nuvem que vai armazenar
dados do usuário e do carro
na internet. O motorista vai
poder conferir as
informações sobre o seu
carro em qualquer lugar do
mundo. O sistema também vai
gerenciar o consumo de
energia dos automóveis
híbridos e da residência do
usuário.