Painéis de pneusPesquisadores espanhóis
desenvolveram uma técnica de reprocessamento que permite construir
barreiras anti-ruído para estradas usando pneus velhos.
Quem roda pelas estradas que passam próximo aos grandes centros
urbanos observa enormes muros de concreto, ao lado da estrada ou entre
as pistas.
Essas construções servem tanto para minimizar o ruído da estrada que
chega às áreas residenciais, quanto para isolar as pistas.
Os engenheiros desenvolveram uma técnica que usa o material dos
pneus, com um gasto mínimo de energia, para a confecção de painéis.
Estes painéis podem ser montados como se fossem segmentos de um muro
pré-moldado.
Barreira acústica eficiente
Depois de resolver os problemas estruturais, a boa surpresa veio
quando os pesquisadores verificaram que o material poroso dos pneus
velhos produz uma barreira acústica mais eficiente.
Além de uma maior absorção dos ruídos, as barreiras feitas com pneus
reciclados são mais leves, minimizando os custos de engenharia durante a
construção.
Embora o objetivo primário seja a construção de proteções acústicas
para rodovias, o material poderá ser usado em outras aplicações
similares.
Mercado
O projeto é parte de um esforço de pesquisa e desenvolvimento,
financiado pela União Europeia, para dar novas destinações aos pneus
reciclados.
O projeto, chamado EKOPAN, pretende agora preencher o hiato existente
entre a demonstração de que os painéis de isolamento acústico funcionam
e a sua chegada ao mercado.
Para isso, os engenheiros do Instituto Tecnalia estão testando a
conversão dos pneus velhos em painéis acústicos em escala industrial,
para que a solução possa chegar às estradas.
Inovação Tecnológica