Para entender o cenário no país, foi apresentada uma pesquisa da Mowa,
empresa de mobile marketing, que analisou as 520 maiores companhias do Brasil e
sua relação com dispositivos móveis.
De acordo com Guilherme Santa Rosa, COO da Mowa, apenas 8% das principais
empresas brasileiras podem ser consideradas móveis. A pesquisa avaliou como
"móveis" as companhias que se comunicam com seus clientes por meio de SMS, e
possuem sites e aplicativos para smartphones e tablets.
Apesar do número ser pequeno, o estudo mostra que em 2011 apenas 7,5% das
maiores empresas do país usavam ferramentas de mobilidade. Em 2010, a
porcentagem de companhias móveis brasileiras era ainda menor: apenas 5%.
"O percentual ainda é bastante tímido por aqui, mas o Brasil não está muito
distante da realidade mundial Apesar da mobilidade ser uma tendência atual, as
companhias ainda não se entregaram completamente a novidade", comenta.
Se por um lado o país não destoa de outras regiões no geral, no quesito SMS,
Santa Rosa afirma que a queda no uso da ferramenta é preocupante. De acordo com
a pesquisa, 24% das empresas usam o SMS como meio de interação, enquanto que no
ano passado 29% das companhias utilizavam as mensagens de texto para se
comunicar. O problema, segundo o COO, é que as empresas estão perdendo a chance
de interagir com seus clientes, já que 90% dos celulares no Brasil ainda não
estão constantemente conectados à internet.
O desenvolvimento de sites móveis também aparece em queda. Em 2011, 17% das
maiores empresas no Brasil possuíam versões móveis de seus sites e, em 2012,
este número baixou para 13%. O uso de apps para smartphones, no entanto,
aumentou 24% em relação ao ano passado, e a criação de apps para tablets também
registrou crescimento: 85% em apenas 12 meses. No total, 26% das empresas
brasileiras usam apps para smartphones e 24% para tablets.
"O desenvolvimento de apps móveis é necessário, mas as companhias ainda precisam
usar o SMS se quiserem se comunicar com a massa", conclui o executivo.
Olhar Digital