Lançado no segundo semestre desse ano, tudo indica que o novo modelo operacional da Microsoft não vendeu conforme as expectativas neste Natal.
Entre as explicações, a própria crise econômica internacional, que tem feito as pessoas pensarem duas vezes antes de adquirir o novo modelo. Muitas vezes, elas acabam optando por permanecer mais tempo com versões antigas.
O aumento da competitividade no mercado digital, com o lançamento de tablets e smartphones também pode ter contribuído para os resultados baixos.
Uma pesquisa do instituto NPD mostra que as vendas de computadores da marca caíram 13% em relação a outubro de 2011, diz o jornal, o que seria um indicativo da queda nas vendas do novo produto da empresa.
Analistas entrevistados para a matéria apontam que as pessoas têm permanecido mais tempo com o mesmo modelo operacional, o que impactaria as vendas.
MUDANÇA RADICAL
A nova versão do Windows vem com uma interface que rompe com a tendência dos modelos antecessores da empresa, como a tradicional barra do menu "Iniciar". A mudança radical também pode ter afastado usuários mais conservadores, segundo o jornal.
O modelo operacional, que conta com tela sensível ao toque, é uma tentativa da Microsoft de concorrer com o iPhone e iPad, já que pode ser instalado em celulares e tablets.
Em agosto, a Microsoft havia anunciado a venda de 40 milhões de unidades do Windows 8 em seu primeiro mês no mercado.