Se você já viu (aqui) que o Windows 8.1 está disponível para download no Brasil, mas ainda tem dúvidas sobre como migrar para a mais nova versão do sistema operacional, fique atento ao passo a passo preparado pelo Olhar Digital para esclarecer o que deve ser feito.
Caso seu computador esteja equipado com Windows 8 a migração é gratuita e pode ser feita em passos simples: basta clicar no bloco Store e acionar a opção de atualização. O instalador fará todo o processo sozinho, operando em segundo plano enquanto você continua mexendo no PC.
Após a conclusão da primeira etapa, que segundo a Microsoft pode demorar "entre 15 minutos e algumas horas", você terá 15 minutos para finalizar seus trabalhos e reiniciar a máquina, que levará mais tempo do que o habitual para religar - algo entre 20 minutos e uma hora. Quando o computador voltar ele já terá a Windows 8.1 instalado e é só efetuar as configurações básicas.
Os aplicativos que você tinha instalados não voltarão, mas podem ser baixados todos de uma só vez pela Store. Já os arquivos pessoais ficarão intactos.
Demais versões
A coisa se complica um pouco mais se você tem
do Windows 7 para baixo, a começar pelo preço, pois o
Windows 8.1 custa R$ 410. Além disso, o download direto
não está funcionando, portanto você precisa
primeiro instalar o Windows 8 e, depois, seguir todos os
passos descritos acima - ou então comprar a mídia física em
uma loja.
Quando o download direto voltar a funcionar, será preciso
verificar se seu PC consegue rodar o sistema operacional. As
configurações básicas são processador de 1 GHz ou mais
rápido com suporte a PAE, NX e SSE2, 1 GB (32 bits) ou 2 GB
(64 bits) de RAM, 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de
espaço no disco rígido e placa gráfica Microsoft DirectX 9
com driver WDDM.
Você pode conferir os requisitos adicionais aqui. Mas tudo isso é mera formalidade, porque o Assistente de Atualização do Windows faz todo o trabalho sozinho e você é obrigado a baixá-lo (aqui) para fazer o upgrade. O assistente exibirá um relatório de compatibilidade informando quais aplicativos não voltarão quando o processo for finalizado.
De qualquer forma, os softwares serão todos desinstalados durante o processo e você terá de baixá-los novamente depois. O Assistente de Atualização perguntará apenas se você quer manter seus arquivos ou se pode apagar tudo - e, mesmo se decidir pela segunda opção, você ainda poderá resgatar os arquivos pela antiga pasta Windows.
Só depois disso tudo é que o assistente oferecerá a opção de compra do Windows. "Em uma conexão com a internet de alta velocidade (1,5 Mbps a 10 Mbps), o download normalmente varia de 30 minutos a 3 horas", avisa a empresa.
Ao abrir o Assistente de Instalação, escolha a opção "Instalar agora" (recomendada) e o PC reiniciará várias vezes durante o processo. Quando finalmente parar, ele pedirá para que você escolha suas configurações para personalizar a máquina.
Olhar Digital