Os testes, que foram realizados em Londres, criaram uma "via expressa" na rede de banda larga convencional.
A Alcatel-Lucent e a BT disseram ter transmitido 1,4 terabyte por segundo, o equivalente a 44 filmes em alta definição por segundo - sem necessidade de nenhum tipo de compactação dos dados.
Segundo as empresas, a técnica permitiu um ganho de 42,5% na eficiência do uso da rede.
Os testes foram feitos em cabos de fibra óptica entre a torre da BT em Londres e a cidade de Ipswich, que fica a 410 quilômetros de distância.
A técnica consistiu em estreitar as "vias" usadas para transmitir dados na fibra óptica, abrindo espaço para uma "via expressa", onde os dados podem trafegar mais rapidamente.
Apesar do aparente sucesso - os técnicos afirmam que os dados foram enviados sem erros - as empresas não têm planos imediatos para oferecer esse serviço no mercado. Para as empresas, a importância do teste foi o fato de ele ter sido todo feito com a infraestrutura já existente, sem necessidade de investimentos adicionais.
Recentemente, pesquisadores suíços anunciaram o desenvolvimento de uma técnica simples que coloca 10 vezes mais dados nas fibras ópticas, sem estreitar as "vias", o que eventualmente pode reduzir o risco de erros de transmissão.
Ainda em estágio de desenvolvimento, transmissões usando luz torcida atingiram 2,5 terabits por segundo, quase o dobro da velocidade alcançada agora pelas duas empresas.
Inovação Tecnológica