É comum encontrar pessoas que passam muito tempo em frente ao monitor ou algum eletrônico. Essa prática, no entanto, pode causar efeitos colaterais na visão e demanda cuidados especiais.
O problema mais comum causado pelo uso de aparelhos que emitem luz é chamado de Síndrome da Visão Cansada. Ela ocorre porque os olhos ficam "sobrecarregados", pois estão focados na leitura a todo o momento.
"Os sintomas mais comuns da visão cansada são enxergar imagens borradas, dor de cabeça, ardência e olhos secos", conta o oftalmologista José Ricardo Abreu Reggi, do Hospital Santa Isabel.
Os olhos ficam ressacados porque, durante o uso de monitores, por exemplo, o usuário pisca até 30% menos do que em situações normais, de acordo com Reggi.
Em casos extremos, a falta de lubrificação pode causar perda de sensibilidade na córnea, um processo chamado hipoestesia. "Quando o usuário não pisca, a córnea fica menos sensível e isso pode levar até a inflamações e ulcerações", explica Pedro Antonio, oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista.
Cuidados
Uma vez que o trabalho moderno está diretamente ligado ao uso dos PCs e por isso é muito difícil se afastar deles, algumas atitudes podem diminuir o impacto do computador na visão.
A oftalmologista Amaryllis Avakian, do Hospital das Clínicas de São Paulo, recomenda descansar a vista durante o expediente. "É bom fazer pausas de um a cinco minutos para descanso da visão e relaxar a focalização. Nesse intervalo não vale ler ou fazer qualquer outro esforço visual para perto. O objetivo é descansar a visão", afirmou.
Para diminuir o brilho em um smartphone Android, arraste o dedo sobre barra superior e diminua a barrinha de luminosidade, que possui um símbolo parecido com o Sol.
Nos aparelhos da Apple com iOs 7, o processo é semelhante, mas a barra fica na parte de baixo da tela.
Já nos monitores, é preciso localizar os botões de brilho. Na maioria dos produtos, eles estão localizados ao lado do botão que liga e desliga.
Boa Dica