Camuflagem optoeletrônica
Pode ser um truque divertido em uma festa - colocar seu celular em uma mesa e vê-lo desaparecer na madeira, ou fazer sua roupa mudar de cor para acompanhar o ambiente.
Os primeiros passos para criar uma tecnologia assim foram lançados com a criação de um material capaz de "ler" automaticamente o seu ambiente e adaptar-se a ele, imitando sua cor.
Cunjiang Yu e seus colegas da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, afirmam o seu "sistema de camuflagem optoeletrônico" foi inspirado na pele dos cefalópodes, uma classe de animais marinhos que inclui polvos e lulas, que podem mudar a coloração rapidamente, tanto para camuflagem como para chamar a atenção de potenciais parceiros.
"Nosso dispositivo vê a cor e a imita. Ele lê o ambiente utilizando um material termocromático," disse Yu.
Na verdade, o protótipo funciona apenas em preto e branco e tons de cinza, mas Yu garante que ele pode ser projetado para trabalhar com um espectro de cores amplo.
Além disso, embora o referido protótipo tenha apenas alguns centímetros quadrados, o pesquisador afirma que a tecnologia pode ser facilmente escalonada, gerando camuflagens de qualquer tamanho.
Pele de polvo artificial
O material é constituído por três camadas, combinando atuadores semicondutores, interruptores e sensores de luz, além das próprias cores.
As cores vão na primeira camada, formada por uma rede de células de 1 milímetro (mm) cada uma, cheias de uma tinta sensível à temperatura - ela muda de cor quando atinge uma temperatura limite (47º C).
A camada intermediária é responsável por ligar e desligar a corrente elétrica que aquece as células para fazê-las mudar de cor.
Finalmente, a camada interna contém os fotossensores, que detectam a mudança na cor do ambiente e transmitem essa informação para os interruptores da camada intermediária.
Quando puder operar em cores, Yu disse que espera que sua tecnologia possa ser usada em brinquedos, roupas eletrônicas e aparelhos portáteis.
Outro mercado vislumbrado por ele é fazer com que carros "desapareçam no ambiente". Para isso, câmeras filmariam a paisagem de um lado e a camuflagem replicaria as imagens no outro lado do carro.
Inovação Tecnologica
- Até quando os computadores ficarão menores e mais potentes?
- NASA apresenta foguete que levará astronautas a Marte
- Materiais "invisíveis" construídos com luz
- Objetos são levitados e manipulados magneticamente
- Camuflagem assume cor do ambiente imitando polvos
- Google está construindo base de conhecimento universal
- Programa transforma desenho à mão em modelo 3D
- Dedo Virtual permite navegar em microambientes 3D
- Refrigeração magnética gela à distância
- Robôs flutuantes da NASA vão ganhar celular do Google
- Impressora portátil para smartphones chega ao Brasil por R$ 900
- Dona da Vivo, Telefónica está perto de comprar a GVT
- Google tem projeto "secreto" de drone para entrega de encomendas
- Após 15 anos, MSN Messenger dá adeus aos últimos usuários
- Aplicativo de mensagens coloca estranhos no meio das conversas
- Facebook vai acabar com a farra das "iscas de cliques"
- Windows 9 deverá permitir atualização com apenas um clique
- Google Now agora entende até 5 idiomas simultaneamente
- Hacker descobre como identificar os posts de alguem no secret
- Kingston Hyperx Fury SSD 240 GB