Um chip de apenas 1 centímetro de comprimento instalado em músculo cardíaco pode transformar os testes de medicamentos mais seguros, rápidos, baratos e acabar com a necessidade de realizá-los em animais. A tecnologia responde aos medicamentos cardiovasculares da mesma forma que um músculo faria no corpo de um ser humano.
O professor Kevin Healy, que liderou a equipe de pesquisa afirma que é possível acabar com os testes em animais com esse método. Além das questões éticas, testes de medicamentos cardiovasculares em animais preocupavam os cientistas porque a droga agia de forma diferente nos organismos. O professor Healy ainda informou que essas pesquisas feitas em animais resultavam em resultados ineficientes e caros que não produziam respostas precisas.
Os chips foram criados com músculos de coração cultivados em laboratório a partir de células tronco pluripotentes que, induzidas, são capazes de crescer em outro tipo de célula. Após isso, a equipe montou uma estrutura que respeitava a geometria e o espaçamento das fibras cardiovasculares. Canais de microfluidos esculpidos em silicone foram implantados para simular os vasos sanguíneos, imitando a troca de nutrientes e medicamentos com tecido humano como ocorreria no corpo. As células começam a bater por conta própria dentro de 24 horas.
A equipe testou 4 tipos de medicamentos com esse método, um deles que trata freqüência cardíaca lenta, levou os batimentos de 55 para 124 por minuto. Os pesquisadores alegaram que poderiam usar as células do próprio paciente para obter um resultado ainda mais preciso, assim como elaborar pesquisas para tratamento de doenças genéticas.
O próximo passo da equipe é tentar determinar se o sistema pode ser ligado a outros órgãos em um chip para modelar interações multi-órgãos. O estudo completo pode ser encontrado online na revista Scientific Reports.
Olhar Digital
- Motor de levitação pode gerar energia em Marte
- Carro antialcoolismo não liga com motorista bêbado
- Folha biônica transforma energia solar em combustível líquido
- Maior binóculo do mundo vai procurar alienígenas
- Tatuagem eletrônica comanda celulares e computadores
- Hardware reconfigurável mais próximo da realidade
- Programa rola o texto para você no seu ritmo
- O espelho que coloca você dentro da loja
- Lente plana dará cores perfeitas ao Google Glass
- Inteligência artificial ajuda a economizar água
- Google quer estender a expectativa de vida humana para 500 anos
- Recurso de ligações do WhatsApp já está disponível no Brasil
- Chip que simula coração humano pode substituir testes em animais
- Após queixas, Facebook remove opção de status 'sentindo-se gordo'
- Apple pode ajudar a acabar com o streaming gratuito de músicas
- Sites novos tem 22 dias até serem encontrados pelo google
- Desative o flash no seu navegador é para o seu próprio bem
- Instagram passa a permitir links clicáveis dentro do APP
- Tecnologia permite controlar smartphone por gestos a distância
- 4 truques para apagar os tuítes dos quais você se arepende