O Instagram divulgou nesta quarta-feira (4) o lançamento de uma nova ferramenta que permitirá a inclusão de links dentro do app. A medida atende aos pedidos dos anunciantes, que exigiam maneiras mais chamativas de propagandas.
Até recentemente a empresa não permitia a inclusão de URLs dentro da navegação do aplicativo. A justificativa é que a proposta da empresa era a de as pessoas navegarem pelas imagens e não pela web.
Esse conceito do Instagram foi levemente alterado por causa dos pedidos de seus anunciantes, que exigiam outras formas de anúncios para alguns produtos mais específicos.
A nova experiência de navegação da rede social oferecerá uma galeria de fotos correlacionadas e, abaixo delas, um botão de “leia mais” que abrirá um navegador interno dentro do próprio Instagram. O link levará a uma página onde será possível obter mais informações sobre determinados assuntos. O usuário pode voltar a “experiência tradicional” do aplicativo com apenas um clique.
As principais queixas dos anunciantes eram referentes a produtos que pediam mais do que uma única imagem para que a propaganda tivesse impacto real no usuário do Instagram. Empresas de roupas e de automóveis alegavam que era preciso uma gama maior de imagem para despertar o interesse de quem visualiza.
Uma empresa de moda, por exemplo, poderia exibir numa imagem uma modelo usando o look completo, na imagem seguinte um detalhe do vestido, em outra os acessórios. O botão “leia mais” levaria a uma página onde o usuário poderia realizar a compra.
Veja o vídeo institucional que o Instagram lançou para explicar a ferramenta, clique AQUI.
No início, a expectativa é que apenas empresas institucionais que buscam influência de marcas façam esse tipo de anúncio no Instagram; Coca-Cola e marcas do mercado de moda como Michael Kors, por exemplo. Esse lançamento inicial terá uma ênfase na marca”, explicou James Quarles, um dos executivos do Instagram.
Por enquanto, os anúncios vão incluir apenas fotos, mas há a possibilidade de que vídeos também possam integrar essa forma de divulgação no aplicativo. Outra expectativa é de que os usuários possam ter a opção de compartilhar as galerias multi-fotos dos anúncios, mas para isso será observada a reação dos usuários com o novo esquema de divulgação.
Com pouco tempo no mercado, o Instagram nunca permitiu que URLs fosses incluídas nos posts, o que garante ao aplicativo um visual limpo e sem tanta poluição, se comparado a outras redes mais usadas, como Facebook e Twitter. Há o desejo dos usuários que a empresa mantenha essa cultura visual do app.
NEGÔCIOS – Em 2012, o Facebook desembolsou 715 dólares pelo Instagram, e agora começa a saga para que esse investimento traga lucro. Com essa nova ferramenta em funcionamento, será possível ao anunciante saber não apenas se o usuário visualizou a propaganda, mas também se ele curtiu, se compartilhou, ou mesmo se passaram por todas as fotos da galeria.
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