É uma televisão, um monitor para PCs ou um espelho? A Royal Philips
Electronics espera que os usuários façam exatamente esta pergunta sobre o novo
produto que a empresa lança em 2004. A resposta é que o equipamento funciona
das três formas.
Nesta quinta-feira (12/06), a Philips apresentou sua tecnologia Mirror TV (TV-Espelho)
e planeja lançá-la em hotéis de luxo, no próximo ano. A companhia também
espera levar a Mirror TV para residências, mas este segundo passo deve demorar
um pouco mais.
Basicamente, a Mirror TV é um espelho com uma tela LCD por trás. Quando o
LCD é ativado, o usuário vê o display. Quando está desligado, a pessoa
enxerga seu reflexo, graças a uma laminação especial desenvolvida pela
Philips para tornar a "mágica" possível.
O LCD terá um formato de tela de cinema (wide screen) com resolução de
1280 x 768 pixels e a Philips planeja oferecer seus monitores-espelho nos
formatos de 17, 23 e 30 polegadas.
Segundo a fabricante, os espelhos com telas de 17 polegadas serão
comercializados por menos de US$ 2.500 e os modelos com 30 polegadas estão
avaliados em cerca de US$ 5.500.
Aos hotéis de luxo, que são os potenciais clientes da Philips, a empresa
enfatiza a aparência da Mirror TV e a possibilidade de criar molduras de acordo
com a decoração do hotel, além de destacar a economia de espaço em relação
a um televisor convencional.
Os hotéis também podem configurar a Mirror TV para processar o pagamento de
contas e outros serviços do hotel, além de permitir que o cliente conecte seu
notebook ao monitor.
No quarto trimestre, a Phillips prepara um teste em pequena escala, com cinco
ou seis monitores em hotéis.