O melhor dos games em 2002

2002 foi o ano do penta, do dólar alto e da eleição de Lula. Também foi o ano de consolidação dos principais concorrentes do Playstation 2, o GameCube e o Xbox, que travaram uma batalha ferrenha pelo segundo lugar no bilionário mercado de games.
Não podemos nos esquecer que 2002 marcou o início de uma nova era para os consoles, a dos jogos online. Correndo por fora, o portátil GameBoy Advance mostrou que o investimento nos consoles portáteis é uma mina de dinheiro, pelo menos para a Nintendo, que ainda domina mais de 90% do mercado.

Em termos de jogos, apesar da concorrência acirrada, o ano foi fraco. Não tivemos lançamentos revolucionários ou com orçamentos multimilionários. O que se viu foi a reciclagem de velhas fórmulas e o relançamento de alguns clássicos do passado, travestidos na roupagem tecnológica dos jogos da nova geração, mas sem o mesmo "appeal" do passado.

O ano parece ter sido de planejamento e acomodação para que a indústria consiga se adaptar aos novos tempos de investimentos altíssimos, desenvolvimento mais curto e mudanças no perfil do consumidor.

2002 foi mesmo interessante para o aprendizado de novos conceitos e a observação de alguns fatos curiosos: Franquias clássicas como Mario e Metroid já não fazem o mesmo sucesso do anterior, pelo menos em vendas; a Rare mudou de mãos; a Microsoft continuou a perder rios de dinheiro com o seu Xbox, a Sega errou a mão em diversos jogos lançados e sua rival, Namco, simplesmente parou de lançar jogos de impacto.

Algumas empresas foram compradas, outras se endividaram e algumas poucas deixaram de existir. O Playstation 2, apesar da idade, se manteve líder indubitável do mercado de jogos, que continua crescendo a passos largos apesar das agruras da economia mundial.



IDG Now!
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home