O melhor dos
games em 2002
2002 foi o ano do penta, do dólar alto e da eleição
de Lula. Também foi o ano de consolidação dos principais concorrentes
do Playstation 2, o GameCube e o Xbox, que travaram uma batalha ferrenha
pelo segundo lugar no bilionário mercado de games.
Não podemos nos esquecer que 2002 marcou o início de uma nova era para
os consoles, a dos jogos online. Correndo por fora, o portátil GameBoy
Advance mostrou que o investimento nos consoles portáteis é uma mina
de dinheiro, pelo menos para a Nintendo, que ainda domina mais de 90% do
mercado.
Em termos de jogos, apesar da concorrência acirrada, o ano foi fraco. Não
tivemos lançamentos revolucionários ou com orçamentos multimilionários.
O que se viu foi a reciclagem de velhas fórmulas e o relançamento de
alguns clássicos do passado, travestidos na roupagem tecnológica dos
jogos da nova geração, mas sem o mesmo "appeal" do passado.
O ano parece ter sido de planejamento e acomodação para que a indústria
consiga se adaptar aos novos tempos de investimentos altíssimos,
desenvolvimento mais curto e mudanças no perfil do consumidor.
2002 foi mesmo interessante para o aprendizado de novos conceitos e a
observação de alguns fatos curiosos: Franquias clássicas como Mario e
Metroid já não fazem o mesmo sucesso do anterior, pelo menos em
vendas; a Rare mudou de mãos; a Microsoft continuou a perder rios de
dinheiro com o seu Xbox, a Sega errou a mão em diversos jogos lançados
e sua rival, Namco, simplesmente parou de lançar jogos de impacto.
Algumas empresas foram compradas, outras se endividaram e algumas poucas
deixaram de existir. O Playstation 2, apesar da idade, se manteve líder
indubitável do mercado de jogos, que continua crescendo a passos largos
apesar das agruras da economia mundial.
IDG Now!
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