|
Brasileiros batem recorde de tempo de navegação na web em julho
da Folha Online
Como era previsto por causa das férias de julho, os internautas residenciais
mantiveram a tendência de alta do tempo médio gasto on-line e bateram o
recorde ao passar, em média, 11 horas e 48 minutos conectados.
Segundo a empresa de pesquisas Ibope eRatings.com, o número indica um
crescimento de 9,29% em relação às 10 horas e 48 minutos gastos em junho.
A pesquisa indica que os grandes responsáveis pelo aumento no tempo de navegação
foram os professores e alunos. De acordo com o Ibope, eles passaram em média 12
horas e 13 minutos e 12 horas e 19 minutos, respectivamente, contra 11 horas e
20 minutos e 11 horas e 17 minutos, em junho.
Além disso, a pesquisa aponta os executivos e profissionais liberais como bons
colaboradores para a alta no tempo gasto na internet. Esses internautas passaram
13 horas e 28 minutos e 13 horas e 26 minutos em frente ao computador em julho.
No mês anterior, esses índices foram de 11 horas e 46 minutos e 11 horas e 17
minutos.
Por outro lado...
Embora o tempo gasto na internet em julho tenha crescido consideravelmente, o número
de usuários residenciais ativos caiu 8,42%, fechando o mês com 7,256 milhões
de usuários.
"Este movimento pode estar relacionado a uma série de fatores, como a
crise econômica e o desemprego, e mais diretamente ligado ao expressivo
reajuste da telefonia fixa, autorizado pela Anatel em 27 de junho de 2003"
comenta Alexandre Sanches Magalhães, analista de internet do Ibope eRatings.com.
Destes 8,42% --ou 667 mil pessoas-- que deixaram de navegar em julho, 79%, eram
mulheres, que caíram de uma participação de 46,74% na internet em junho, para
43,77% em julho. Este fenômeno, é a repetição do ocorrido no primeiro mês
da sobretaxa das contas de energia elétrica em junho de 2001, momento histórico
conhecido como Apagão.
À época, as mulheres perderam 2,3% de participação na composição da
internet residencial ativa, caindo de 42,5% em maio de 2001, para 40,2% em junho
do mesmo ano.
"Para os próximos meses, a tendência de queda no número de usuários
ativos, dependerá do real impacto que as tarifas de telefonia terão sobre a
vida das pessoas. Creio que este primeiro movimento foi preventivo. Quando
pagarem suas contas e verificarem o verdadeiro impacto no bolso, alguns
internautas retomarão suas atividades on-line regulares. Foi assim no primeiro
mês do Apagão", analisou Magalhães.
Domínios
A disputa pela liderança do ranking de domínios em julho foi vencida pelo IG,
que retomou a primeira posição perdida para o UOL no mês anterior. MSN e
Google.com.br também trocaram de posição, e ficaram com a sexta e sétima
colocação, respectivamente.
O IG teve audiência única de 4,68 milhões em julho, enquanto a audiência do
UOL no período foi de 4,58 milhões.
Os demais lugares do ranking permaneceram como em junho, com Terra, Yahoo e
Globo.com nas terceira, quarta e quinta posições. Kit.net, passport.com e bol.com.br
foram os oitavo, nono e décimo colocados.
|
|
|
|