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Venda suas idéias |
Paulo Araújo
paulo@pauloaraujo.com.br
Responda rápido sem pensar: Você é um vendedor? Sim, você é um vendedor. Não
importa o que você faz ou em que área atua.
Todos vendemos uma imagem, nossa dedicação e comprometimento para alguma
empresa ou uma promessa de amor eterno ao ser amado.
Quantas oportunidades na carreira você já perdeu por medo de expor e vender
suas idéias?
Sabe aquela situação: "se eu tivesse falado isso antes...", pois é,
ela alavanca ou enterra carreiras todos os dias.
Portanto, chegou a hora de ficar atento às dicas de como vender suas idéias e
assim dar um novo salto em sua carreira.
Medo e coragem são farinha do mesmo saco. A inibição, o medo do ridículo,
da exposição faz com que os outros não percebam todo o seu potencial e com
que você perca o "timing" de uma boa oportunidade. Para vencer o medo
a melhor receita não é fugir ou protelar o confronto. Analise o seu medo,
escreva no papel o que o incomoda nesta situação, quais pontos te angustiam ou
causam ansiedade. Enfim, disseque o medo. Descubra onde está o bloqueio e tome
uma dose de coragem para enfrentá-lo afinal, a coragem está dentro de você.
Treine situações de menor risco, mas que sejam proporcionais ao medo que sente
na empresa. Tem medo de se expor naquela reunião semanal, então participe de
algum trabalho voluntário e comece a se expor mais nesses encontros. Para que
você possa assimilar melhor essa dica, lembre-se da história do caçador que
tinha dois cachorros. Um chamava-se Medo e o outro Coragem. Um dia os dois
brigaram. Quem venceu a luta? Aquele que o caçador alimentou mais.
Acreditar em si mesmo é fundamental. Mas, não é o bastante. A equipe
deve acreditar em você. As lideranças da empresa devem confiar no seu taco e a
auto-estima deve ser coletiva, esse é o diferencial. Como fazer isto? Promova e
eleve a auto-estima em seu local de trabalho. E o melhor é que não é preciso
ter nenhum cargo de liderança para isso. Elogie um trabalho bem-feito, uma
apresentação ou argumento bem colocado. Ouça com atenção, lembre-se que é
preciso ouvir para ser escutado. Assim, quando você colocar e vender as suas idéias
todos já tem uma simpatia grande por sua pessoa. Você terá uma torcida a
favor antes mesmo de começar o jogo.
O sucesso é determinado pela relação Visão x Ação. No processo de
venda de sua idéia não esqueça que no final da exposição, normalmente,
surge a pergunta: "Mas como vamos implementar isso?" Exposta a visão,
agora é hora de promover e planejar a ação. Portanto, é necessário que você
tenha alguns trunfos na manga de como tornar a idéia uma realidade. Uma dica
importante: não traga todo o plano pronto. Deixe espaço para discussões e
para idéias de pessoas que irão participar do processo. Troque a postura
"eu sei tudo" pela "em que posso ajudar". Tenha consciência
de que nada se faz sozinho e uma boa estratégia é comprometer a equipe com os
resultados, mas para isso é preciso que todos se sintam ativos e donos do
processo.
Começar certo é ótimo, mas o importante é começar. Pegue o dicionário
mais próximo. Agora risque as palavras segurança e estabilidade. Pense que de
agora em diante elas já não existem mais, pelos menos no ambiente empresarial.
Convença a sua empresa que o risco da inação é muito maior do que o da ação.
É lógico que temos que correr riscos calculados, ou seja, avaliar
alternativas, agir para reduzir erros e monitorar, freqüentemente, resultados.
Mas, temos que impor novos desafios. Um desafio só pode ser considerado um
desafio de verdade quando existe a possibilidade de fracasso. Na venda de sua idéia
é importante notar se ela trará um clima de inovação e superação ao
ambiente. Este é um ponto que não deve ser esquecido, aliás, deve ser
bastante valorizado.
Use sua persuasão e rede de contatos. Faça um pequeno "teste drive"
com sua idéia. Que tal apresentá-la a pessoas de sua confiança: seus amigos
da universidade, da pós-graduação, que atuam em uma atividade similar a sua.
Essas conversas serão ótimas oportunidades para aprimorar e revitalizar sua
sugestão, e você ainda poderá enfrentar situações de questionamento ou críticas
que, vão ajudá-lo a dar um rumo mais certeiro à sua iniciativa. Feito isso
comece a persuadir, de maneira positiva, pessoas chaves e que serão importantes
no processo de implementação. O fundamental não é gerir as pessoas, mas sim
os relacionamentos que existem entre as pessoas. Analisar como está o
relacionamento entre setores da empresa, perfil e estilo pessoal de cada liderança
e depois sim, dar um atendimento especial a cada cliente interno.
Persistência, comprometimento e entusiasmo são como canja de galinha, não
fazem mal a ninguém. Vender uma idéia, às vezes, é mais difícil do que
vender um produto ou serviço qualquer. Não se sinta derrotado se ao final de
sua exposição, você não receber aplausos e tapinhas nas costas. O ser humano
não gosta de mudanças e de sair da sua área de conforto. Muitas pessoas de
sucesso precisaram persistir e vencer muitos obstáculos antes do
reconhecimento. Por isso comprometa-se com a sua idéia, acredite na sua intuição
e exponha suas idéias com entusiasmo, pois o entusiasmo é contagiante. Aja
diante das adversidades, perceba quando é preciso mudar a estratégia, busque
informações, investigue pessoalmente com fornecedores, concorrentes, consulte
especialistas e estabeleça metas que tenham um significado pessoal, além de
estipular resultados de curto, médio e longo prazo.
E, como um bom profissional de vendas, entenda de uma vez por todas que clientes
são pessoas diferentes, em momentos diferentes, com motivações e interesses
diferentes. Iniciativa e pró-atividade são competências sempre citadas em
profissionais de alta performance. Você precisa tirar algumas surpresinhas da
cartola que irão contribuir com os resultados da empresa e com o sucesso de sua
carreira. Assim, logo, logo você irá descobrir o grande campeão de vendas de
idéias que existe dentro de você.
É apostar, fazer e conferir.
Paulo Araújo, é escritor e conferencista. Administrador de Empresas, com pós
graduação em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade.
Fonte: Vendamais
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