Varejo via e-mail sob pressão
devido ao spam
NOVA YORK (Reuters) - Os comerciantes que
divulgam seus produtos por e-mail estão encontrando mais dificuldades para
faturar junto aos consumidores, à medida que as caixas de correspondência
destes se enchem de anúncios aleatórios, conhecidos como spam. Ainda que
muitos grupos de varejo tenham estabelecido relacionamentos com os consumidores
que os distinguem dos praticantes de spam, um estudo divulgado na segunda-feira
demonstrou que eles obtiveram receita média ligeiramente mais baixa com cada anúncio
via e-mail enviado no segundo trimestre de 2003.
Empresas de varejo e associações setoriais norte-americanas, bem como grupos
de defesa do consumidor, vêm pressionando as autoridades para que combatam a
difusão de mensagens de e-mail comercial enganosas ou vulgares. Para os
comerciantes, o spam reduz a chance de atingir os consumidores que poderiam se
interessar por seus anúncios."O spam envenenou as águas para os
comerciantes legítimos," disse Jason Catlett, presidente da Junkbusters
Corp., uma organização de defesa da privacidade. "É muito difícil para
os comerciantes que usam e-mail obter destaque em meio à multidão de picaretas
que busca acesso ao consumidor norte-americano médio."