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Saiba evitar assédio virtual a seu micro
ALEXANDRE MANDL
da Folha de S.Paulo
Segundo um estudo do Ibope eRatings, o número de usuários brasileiros domésticos
cresceu 6,2% só no primeiro trimestre. A perspectiva é de que o crescimento
continue e a insatisfação dos 7,922 milhões de usuários também. Os
internautas não aguentam mais spams, vírus, janelas pop-ups e histórias de
ataques ao seu microcomputador.
Para diminuir o assédio virtual ao qual o internauta está sujeito, o Yankee
Group revela que, até 2007, provedores no mundo todo devem gastar US$ 1,74
bilhão em ferramentas de segurança.
No Brasil, os provedores de internet já apresentam antídotos. Empresas como
Globo.com, Mandic, Terra e UOL oferecem serviços de anti-spam e antivírus.
Procurado pela reportagem, o iG preferiu não participar do teste.
A reportagem testou as ferramentas das quatro companhias por meio de contas de
e-mail. Após remeter uma média de cem mensagens para essas contas, enviar vírus
do tipo Blaster e testar o nível de eficiência dos anti-spams, os resultados
não corresponderam às expectativas, mas satisfazem em alguns itens.
Duas empresas demonstraram um anti-spam regular, o UOL e a Mandic. O Universo
Online passou em alguns testes porque usa a tecnologia de tira-teima --em que
o remetente é obrigado a se autenticar manualmente--, que bloqueou todos os
108 spams enviados propositalmente.
O serviço do UOL oferece também a pasta Quarentena, para onde são enviadas
supostos spams. Nos testes realizados, as mensagens de qualquer remetente
foram para a pasta automaticamente. Mesmo com o tira-teima feito, foi preciso
cadastrar o autor do e-mail para que o incômodo acabasse.
A Mandic também apresentou resultados satisfatórios. Durante os testes, a
reportagem preferiu acionar apenas o anti-spam inteligente, que elimina as
mensagens automaticamente. Foi deixado de lado o sistema members only, igual
ao tira-teima do UOL. De 105 spams, o provedor deixou escapar apenas 2% dos
e-mails.
O e-mail protegido do Terra também não desapontou. Chegaram poucos spams,
mas o sistema cometeu erros graves. Mensagens com o título "Compre um
carro na Internet" e "Compre endereços de e-mail" chegaram sem
problemas. "O usuário precisa configurar antes todas as palavras ou domínios
que quiser bloquear. Se não fizer isso, passa mesmo", diz Caique Severo,
gerente de produtos e serviços do Terra.
Quem apresentou os piores resultados foi o Globo.com. A companhia ainda não
tem um filtro anti-spam, que deve chegar em meados deste mês. Os seus usuários
podem apenas bloquear os domínios dos remetentes desejados manualmente.
Na questão de antivírus, todas as empresas testadas não deixaram passar os
vírus mais comuns da internet, como o Blaster. O resultado deve-se ao fato de
todas utilizarem o mesmo fornecedor de antivírus nos seus serviços.
Para o combate de outros males da internet, apenas o Universo Online oferece
ferramentas. O AntiPop-up UOL bloqueia todas as janelas pop, exceto as que o
assinante configurou previamente.
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