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Site americano liga
agricultores e consumidores
Um site americano oferece um novo jeito de comprar alimentos.
Organizações de produtores rurais e do governo do estado de Wisconsin
criaram um site, chamado SavorWisconsin,
com o intuito de promover a comunicação entre os consumidores e os
fazendeiros. "A idéia é pôr mais dinheiro no bolso do produtor,
em vez de deixá-lo nas mãos dos distribuidores e comerciantes",
afirma Kristin S. Kleeberger, educadora de horticultura comercial da
Universidade do Wisconsin.
À medida que a agricultura comercial e o fornecimento de leite se
tornam menos lucrativos e mais competitivos para os pequenos produtores,
alguns estão se adaptando e passando a oferecer produtos mais
especializados, disse Kleeberger.
O comércio direto, no entanto, não é novidade para os produtores
da região, que costumam vender seus produtos em beiras de estrada e
mercados públicos. Vários sites menores em que produtos são vendidos
diretamente têm funcionado nos últimos anos, e outros estados
americanos, como Ohio e Maine, têm sites patrocinados pelo governo que
são semelhantes. Tom Thieding, porta-voz da associação de fazendas do
Wisconsin, diz que seu grupo está descontinuando seu próprio website e
aconselhando os membros a migrarem para o SavorWisconsin. "Nossa
atividade na Web existe há cinco anos, mas o novo site do governo é
uma ferramenta mais poderosa", disse Thieding.
O SavorWisconsin foi criado depois que a Associação de Mercados de
Frutas Frescas, a Associação dos Produtores de Maçã e uma entidade
que representa os produtores de frutas conseguiram reunir recursos
federais para financiar o site. O Departamento Estadual de Agricultura,
Comércio e Proteção ao Consumidor assumiu a gerência da verba e
contratou um webdesigner e um administrador. Um programa de extensão da
Universidade vai ajudar a fornecer o conteúdo e informar o público a
respeito da página, afirma Kleeberger. A idéia é expandir o projeto
para incluir produtores independentes de peles, sabão, papel, geléia,
doces, sucos e mel.
Greg e Patricia Kummrow vendem carne de boi e búfalo de sua fazenda,
que fica na região de Oconomowoc, há dez anos. Eles acreditam que os
consumidores que desejam comprar alimentos mais especializados irão
procurá-los na Internet. "Há anos estimulamos as pessoas a
comprar alimentos diretamente do produtor", disse Greg. "Isto
ajuda o fazendeiro e a economia local, e o consumidor consegue produtos
de maior qualidade".
AP
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