Gates
quer novos produtos em novos mercados
Enquanto a Microsoft está inserindo
seus softwares em uma gama crescente de produtos
eletrônicos, usando de sua forte presença no mercado de
microcomputadores, os céticos focam em alguns atrasos e
erros da empresa.
Mas o fundador da Microsoft, Bill Gates,
tem uma mensagem para os descrentes: a maior fabricante de softwares está
pronta para gastar tempo e dinheiro desenvolvendo seus produtos para que dêem
certo.
"Somos a Microsoft", disse
Gates à Reuters em uma entrevista antes de seu discurso anual na Consumer
Electronics Show em Las Vegas. "Continuamos melhorando os produtos,
observando as reações, melhorando ainda mais. Lembrem-se, o Windows não
foi exatamente um sucesso de um dia para o outro. Alguns de nossos maiores
sucessos são os que continuamos melhorando, baseando-nos nas
respostas".
Uma das mais esperadas tecnologias que
Gates mostrou no Show, na noite de quarta-feira, foi o Portable Media
Center, uma plataforma de software para aparelhos portáteis que podem
reproduzir áudio e vídeo.
Este aparelho deve ser lançado no final
deste ano com preços começando em US$ 399, e com eles a Microsoft espera
abrir um mercado novo para que os usuários possam comprar filmes online e
assisti-los em seguida.
"Continuamos trabalhando em cima
disso", disse Gates. A Microsoft não deverá operar uma loja central
de vídeos para o novo aparelho e está pesando suas opções no mercado
de download de músicas da Internet, contou ele.
Telas e relógios inteligentes
Há um ano, quando Gates falou dos planos de lançar relógios
inteligentes, que coletariam dados via ondas de rádio, a maioria dos
analistas esperava que estivessem prontos na época do Natal.
Mas as autoridades da Microsoft disseram
precisar de mais tempo para testar o hardware e o software do aparelho e a
eficiência de sua bateria. Embora os novos produtos, com preços mínimos
de US$ 129, já estejam chegando ao mercado, Gates disse que ainda é cedo
para moldar um novo mercado. "É diferente de tudo desta
categoria", explicou.
Outro produto divulgado por Gates que
levantou várias expectativas foi a tecnologia Smart Display, que promete
que monitores de computador que não precisam ficar presos a uma mesa,
transformando-se em um terminal móvel de dados. "Acabou ficando um
pouco mais caro e complicado de montar do que queríamos" disse
Gates. "Acreditamos nele. Temos que torná-lo mais barato, fácil de
montar, e colocá-lo em outros conceitos".
Em seu principal mercado, a Microsoft não
terá novas versões do sistema Windows e Office, mas Gates disse que uma
mudança nas licenças corporativas estabilizou a receita. "As vendas
de PC estão boas nestes seis meses e devem continuar assim".
Reuters
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