Grifes mostram suas novidades na internet

CAROL GARCIA
Especial para a Folha de S.Paulo

Todos os dias, ao colocarmos os pés no mundo, abrimos o armário em busca de um lenço, um brinco ou uma gravata capazes de nos posicionar um centímetro acima da humanidade. Decidir o que vai fazer a diferença neste inverno é a grande questão que a 16ª edição da São Paulo Fashion Week (www.saopaulofashionweek.com.br) procura responder com a apresentação de 43 desfiles das principais marcas brasileiras de moda entre hoje e 3 de fevereiro.

Mesmo quem não está na lista de convidados pode acompanhar as novidades da estação nas passarelas virtuais que abundam no ciberespaço.

Nesse mesmo site, há link para o Amni Hot Spot, evento que abriu a temporada de desfiles no último dia 14 com o intuito de apresentar novos nomes para a moda brasileira. O clima circense especialmente recriado na Casa das Caldeiras na ocasião do evento entra no universo on-line em ícones ligados à magia do circo, com fotos e comentários resumidos de cada apresentação.

Os principais portais da internet criaram páginas a respeito do evento. A homenagem dos estilistas aos 450 anos de São Paulo, por exemplo, pode ser acompanhada na Folha Online (www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2004/saopaulofashionweek).

O Terra também apresenta noticiário e fotos (moda.terra.com.br/spfw2004inverno). Se, no endereço citado, você trocar a palavra inverno por verao (sem til), terá acesso à cobertura da última edição do evento.

Já o Yahoo! brasileiro alinhava notícias divulgadas por várias fontes, montando uma espécie de dossiê de moda (br.news.yahoo.com/40/moda.html).

Não é à toa que o maior espetáculo fashion da América Latina se constitui num foco da atenção de inúmeros sites especializados e outros nem tanto. Uma simples pesquisa no Google mostra o interesse que o tema desperta: na segunda-feira, havia 3 milhões de resultados para a palavra moda --só para comparar, futebol tinha 1,35 milhão. Pesquisa com o termo fashion dava 25,1 milhões de opções, contra 19,2 milhões para soccer.

O menu para quem quiser acompanhar de perto o que acontece nas passarelas cibernéticas inclui outros eventos da temporada outono-inverno 2004 no Brasil, como a Semana de Moda (www.casadecriadores.com.br) e o Fashion Rio (www.fashionrio.com.br).

A Niterói TV, que se apresenta como "a primeira TV de internet" daquela cidade fluminense, também traz cobertura do Fashion Rio em www.niteroitv.com.br/index.asp?cod=109.

O GNT Fashion fechou um acordo com o Globo Media Center (gmc.globo.com), seção do site Globo.com que oferece conteúdo exclusivo em vídeo, para a transmissão de dois programas realizados durante o Fashion Rio. Para vê-los, é preciso ser assinante do provedor Globo.com.

Outra opção para ficar atualizado com o chamado mundinho é conferir os sites especializados. O WebFashion (www.webfashion.com.br), por exemplo, não tem atualização diária, mas traz matérias condensadas que permitem captar a síntese das tendências da próxima estação.

Já a revista eletrônica de Érika Palomino (www.erikapalomino.com.br), colunista da Folha, está entre as mais ágeis. Com atualizações constantes, apresenta, poucos minutos após cada desfile, comentários e um álbum de fotos.

No portal Textilia.net (www.textilia.com.br), informações sobre os principais eventos podem ser acessadas gratuitamente, mas há áreas de navegação restrita.

Carol Garcia é editora-chefe do site Moda Brasil (www.modabrasil.com.br) e coordenadora da pós-graduação em jornalismo de moda e estilo de vida da Universidade Anhembi Morumbi.

 

 

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