|
Grifes mostram suas novidades na internet
CAROL GARCIA
Especial para a Folha de S.Paulo
Todos os dias, ao colocarmos os pés no mundo, abrimos o armário em busca de
um lenço, um brinco ou uma gravata capazes de nos posicionar um centímetro
acima da humanidade. Decidir o que vai fazer a diferença neste inverno é a
grande questão que a 16ª edição da São Paulo Fashion Week (www.saopaulofashionweek.com.br)
procura responder com a apresentação de 43 desfiles das principais marcas
brasileiras de moda entre hoje e 3 de fevereiro.
Mesmo quem não está na lista de convidados pode acompanhar as novidades da
estação nas passarelas virtuais que abundam no ciberespaço.
Nesse mesmo site, há link para o Amni Hot Spot, evento que abriu a temporada
de desfiles no último dia 14 com o intuito de apresentar novos nomes para a
moda brasileira. O clima circense especialmente recriado na Casa das Caldeiras
na ocasião do evento entra no universo on-line em ícones ligados à magia do
circo, com fotos e comentários resumidos de cada apresentação.
Os principais portais da internet criaram páginas a respeito do evento. A
homenagem dos estilistas aos 450 anos de São Paulo, por exemplo, pode ser
acompanhada na Folha Online (www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2004/saopaulofashionweek).
O Terra também apresenta noticiário e fotos (moda.terra.com.br/spfw2004inverno).
Se, no endereço citado, você trocar a palavra inverno por verao (sem til),
terá acesso à cobertura da última edição do evento.
Já o Yahoo! brasileiro alinhava notícias divulgadas por várias fontes,
montando uma espécie de dossiê de moda (br.news.yahoo.com/40/moda.html).
Não é à toa que o maior espetáculo fashion da América Latina se constitui
num foco da atenção de inúmeros sites especializados e outros nem tanto.
Uma simples pesquisa no Google mostra o interesse que o tema desperta: na
segunda-feira, havia 3 milhões de resultados para a palavra moda --só para
comparar, futebol tinha 1,35 milhão. Pesquisa com o termo fashion dava 25,1
milhões de opções, contra 19,2 milhões para soccer.
O menu para quem quiser acompanhar de perto o que acontece nas passarelas
cibernéticas inclui outros eventos da temporada outono-inverno 2004 no
Brasil, como a Semana de Moda (www.casadecriadores.com.br)
e o Fashion Rio (www.fashionrio.com.br).
A Niterói TV, que se apresenta como "a primeira TV de internet"
daquela cidade fluminense, também traz cobertura do Fashion Rio em www.niteroitv.com.br/index.asp?cod=109.
O GNT Fashion fechou um acordo com o Globo Media Center (gmc.globo.com),
seção do site Globo.com que oferece conteúdo exclusivo em vídeo, para a
transmissão de dois programas realizados durante o Fashion Rio. Para vê-los,
é preciso ser assinante do provedor Globo.com.
Outra opção para ficar atualizado com o chamado mundinho é conferir os
sites especializados. O WebFashion (www.webfashion.com.br),
por exemplo, não tem atualização diária, mas traz matérias condensadas
que permitem captar a síntese das tendências da próxima estação.
Já a revista eletrônica de Érika Palomino (www.erikapalomino.com.br),
colunista da Folha, está entre as mais ágeis. Com atualizações constantes,
apresenta, poucos minutos após cada desfile, comentários e um álbum de
fotos.
No portal Textilia.net (www.textilia.com.br),
informações sobre os principais eventos podem ser acessadas gratuitamente,
mas há áreas de navegação restrita.
Carol Garcia é editora-chefe do site Moda Brasil (www.modabrasil.com.br)
e coordenadora da pós-graduação em jornalismo de moda e estilo de vida da
Universidade Anhembi Morumbi.
|
|
|