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Acompanhe os desfiles internacionais na internet
da Folha de S.Paulo
A internet é o endereço certo para acompanhar os desfiles internacionais sem
gastar o dinheiro das passagens para Londres, Paris, Milão ou Barcelona.
Antes, porém, fique aqui mesmo na América: no dia 1º de fevereiro começa a
Montreal Fashion Week (www.montrealfashionnetwork.com).
Outro endereço é www.montrealfashionweek.com,
que exige cadastro. O registro é de graça e dá acesso a vários sites de
moda.
Visto isso, tome o caminho da Europa. No dia 2, abrem-se as passarelas da
Barcelona Fashion Week 2004 (www.moda-barcelona.com).
Ainda na Espanha, não deixe de apreciar ciberneticamente a.semana madrilenha,
que começa no dia 13 e pode ser acompanhada em www.semanamoda.ifema.es.
Como faltam alguns dias para esses eventos, aproveite o tempo para conferir o
que aconteceu no Prêt à Porter Paris, que terminou na segunda-feira. No site
www.pretparis.com, há
enorme quantidade de informações, inclusive o dossiê de imprensa, disponível
em formato .PDF.
Se você quiser mais do mundo parisiense, navegue pelos links apresentados em www.paris-fashion-show.com/links.
Outra boa pedida é o endereço oficial da Federação Francesa dos
Costureiros e dos Criadores de Moda (www.modeaparis.com).
O site hospeda os perfis dos designers que exibem em Paris, mas não traz
fotos nem críticas.
Visto o passado, organize a agenda. Depois de Madri, os olhares se voltam para
Londres, onde a London Fashion Week (www.londonfashionweek.co.uk)
começa no dia 14.
Na seqüência, é a hora do Milano Moda Donna, um dos eventos coordenados
pela Camera Nazionale della Moda (www.cameramoda.it).
O site tem também versão em inglês.
Portais especializados
Se você busca ampliar seus horizontes, pode navegar por portais
especializados, que trazem links organizados por categorias, como lojas e
designers.
Um exemplo é o www.fashion.net,
mas confira também o www.fashionwindows.com.
Ele tem áreas restritas, mas o conteúdo gratuito é suficiente para horas de
diversão.
Aliás, vários sites especializados já estão na era do acesso pago. Um
exemplo é o firstVIEW (www.firstview.com),
que cobra US$ 5,95 por uma senha que dá direito apenas a uma espiadinha de
uma hora nas coleções de Paris, Londres ou Milão. O serviço já planeja
fazer transmissão para celulares e para micros de mão. Também existem
planos de assinatura anuais e semestrais.
Para quem prefere fazer um teste antes de efetivar a compra do serviço, o
Fashion Wire Daily (www.fashionwiredaily.com)
é mais indicado. O site oferece acesso gratuito por um dia às suas diversas
seções, incluindo a cobertura completa dos desfiles da alta-costura
parisiense. Findo esse prazo, os internautas podem acessar apenas pequenos parágrafos
de notícias do mundinho.
Já o inglês WGSN, sigla para Worth Global Style Network (www.wgsn.com),
é voltado para o mercado corporativo. Ele mostra as tendências da moda nos
cinco continentes, é atualizado várias vezes ao dia e oferece cerca de 32
mil fotos de desfiles.
O site é aberto apenas para assinantes, mas universitários podem requisitar
em www.wgsn-edu. com o
acesso à versão voltada ao público estudantil.
A opção é assinar ou navegar pelas versões on-line de publicações
impressas, como o Style.com (www.style.com),
mantido pelas revistas "W" e "Vogue". Nada de transmissões
ao vivo ou webcams espalhadas nos camarins, mas há slideshows das principais
coleções, análises críticas e muitas dicas de estilo, tudo em inglês.
Para receber gratuitamente um boletim por e-mail, o que é recomendável em
caso de pressa (já que as imagens demoram a preencher a tela), basta fazer um
cadastro.
Outra boa opção gratuita é o fashionoffice.org (www.fashion.at),
site que apresenta imagens de moda produzidas nos quatro cantos do planeta, além
de informações sobre cosméticos, gastronomia, cinema e design, oferecendo
ainda boletins gratuitos enviados por e-mail.
Colaboraram Carol Garcia, especial para a Folha, e
Juliano Barreto, free-lance para a Folha.
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