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Confira as
novidades tecnológicas da semana
da Folha Online
Entre os últimos lançamentos de tecnologia no país,
destacam-se uma webcam que acompanha o movimento do usuário
e pode ser usada para transmitir vídeos pela web e um antivírus
para proteger os micros de mão.
Para os fãs de games de corrida, há um volante que vem
ainda com pedais, caixa de marchas e sistema de vibração,
que aumenta o realismo de jogos.
Outra novidade que deve chegar ao país em abril é a câmera
digital D-540, da Olympus. Apesar de voltado para iniciantes
da fotografia digital, o modelo é equipado com bons
recursos, como zoom óptico de 3x e resolução de 3,2
megapixels. Confira:
Canon LPB-3200
A nova impressora da Canon, a LBP-3200, é voltada para o
mercado corporativo ou para aqueles que têm escritórios em
casa e precisam imprimir muitas páginas por mês. A
velocidade máxima de impressão é de 18 ppm (páginas por
minuto) e a bandeja é capaz de armazenar até 250 folhas. O
modelo pode produzir até 10 mil cópias por mês e tem
garantia de 1 ano. Compatível com Windows 98, Me, 2000 e XP.
Quanto: R$ 1.299
Onde: www.canon.com.br
InFocus LP540
O projetor LP540, último lançamento da InFocus no Brasil,
foi criado para apresentações em salas de reuniões ou
auditórios. Um dos destaques é a conexão wireless com
notebooks e computadores. O aparelho tem também uma tela de
LCD (cristal líquido), para ajustar brilho, contraste,
entre outras opções. O software ProjectorNet, que
acompanha o produto, permite gerenciar e resolver problemas
na projeção.Quanto: Sob consulta
Onde: www.infocus.com
ou 0/xx/11/5535-3626
Olympus D-540
A Olympus vai trazer em abril uma câmera digital voltada
para os iniciantes na fotografia digital. Apesar de ser
voltada para os novatos, a máquina tem vários recursos,
como zoom óptico de 3x e zoom digital de 3,3x. A resolução
da câmera é de 3,2 megapixels e o equipamento conta como o
indispensável visor de LCD (cristal líquido), para que os
usuários confiram na hora as imagens capturadas. Vem com
cartão de memória de 16 MB e pode ser usada tanto em PCs
quanto micros da linha Macintosh.
Quanto: US$ 249.95
Onde: www.olympusamericalatina.com/home.htm
QuickCam Orbit
A Logitech trouxe ao país a QuickCam Orbit, uma webcam que
acompanha os movimentos do usuário. Uma das utilidades do
aparelhinho é a transmissão de vídeo nas conversas via
mensagens instantâneas, pois a câmera se mantém
centralizada na face do usuário. A QuickCam tem ainda
resolução de 1.3 megapixel e um microfone embutido
conversas via internet. Compatível com Windows 2000, Me ou
XP e Mac OS X.
Quanto: R$ 699
Onde: Logitech
Symantec AntiVirus para Handhelds
Já está a venda o Symantec AntiVirus para Handhelds. O
produto evita que os micros de mão sejam contaminados por vírus
quando se conectam à internet ou então sincronizados com
um computador. Assim, como o antivírus para desktops, o
aplicativo para os micrinhos baixa atualizações de segurança.
A assinatura tem validade de 12 meses -depois disso é
preciso pagar uma nova taxa para manter o antivírus
atualizado. Compatível com sistemas PalmOS e PocketPC.
Quanto: R$ 49
Onde: www.symantec.com.br
Volante Twin Turbo
A Leadership, fabricante de acessórios para computadores,
está distribuindo o volante Twin Turbo, controle em forma
de direção para games de corrida. Além do volante, o
pacote traz caixa de câmbio e pedais. O controle tem ainda
10 botões de ação na parte frontal e dois na parte
traseira, simulando o câmbio de carros F1sistema. Para
completar, o produto tem um sistema de vibração, que faz o
volante tremer em algumas situações.
Quanto: R$ 208
Onde: www.leadership.com.br
Interatividade
não é um fim, é meio
Criar um website realmente interativo é um grande desafio.
O termo indica um canal de relação de mão-dupla, onde um
sujeito ajuda o outro para realizar uma ação conjunta. No
website, a interatividade parte do hipertexto para chegar em
transações reais entre cidadãos separados por centenas de
quilômetros. Mesmo com todo esse potencial interativo, a
maioria dos websites explora apenas o hipertexto, o e-mail e
olhe lá.
Uma clínica de emagrecimento pode oferecer seu know-how
tanto em artigos quanto numa aplicação
que mede as calorias da sua refeição. Outra, pode
oferecer acompanhamento da dieta por e-mail. Imagina-se que
no futuro, pulseiras
enviarão os dados vitais do gordinho constantemente
para a personal trainer dele, que responde quando ele
sai da linha. Tudo isso é interatividade, mas em graus
distintos.
Essa tal de interatividade é tão boa que suportamos a situação
insólita de ficar numa postura cansativa por horas só
para poder interagir com os dispositivos do computador. É
por isso que vem aquela coceira nos dedos quando temos que
ficar muito tempo parados lendo um texto ou assistindo uma
animação ou vídeo. Usar o computador implica interação.
Mas para estabelecer verdadeira interatividade, o usuário
precisa se sentir participante da ação, precisa ver as
coisas se modificarem à medida que ele emprega sua energia.
Valorizar a entrada de dados (input) através de efeitos
como rollover e mostrar as escolhas já feitas pelo usuário
é só a ponta do iceberg. É preciso muito mais
envolvimento.
Primeiro, o usuário precisa ter um grande interesse no que
o website oferece. Por isso, nem adianta pedir a opinião do
usuário sobre o website. Se ele não gosta, nem se dá ao
trabalho de criticar. Vai embora.
Segundo, é preciso colocar o usuário no controle. A
interface deve oferecer a ele as opções de que precisa o
mais rápido possível, ser polida e obediente. Ninguém
quer interagir com um computador desobediente, a não ser
para objetivos de entretenimento ou puro sadomasoquismo. A
interface deve funcionar como um servo de prontidão a fazer
aquilo que o usuário mandar. Porém, um servo puxa-saco
pode ser chato demais. Oferecer interatividade demais pode
atrapalhar mais do que ajudar. Quem não se irrita com
interrupções constantes que solicitam interação enquanto
se está escrevendo algo, por exemplo?
Porém, interatividade não é um fim em si mesma. O termo
acabou por se banalizar e hoje, clientes procuram agências
para dar o "upgrade" no seu website, pedindo,
entre outras, mais interatividade. Acham que por adicionar
efeitos especiais ou criar aplicações mirabolantes, vão
atrair e reter a audiência que falta no site.
Melhor explicar a esse cliente que, no website
institucional, a interatividade deve estar de acordo com a
identidade da empresa. Se a empresa é sisuda e raramente
ouve seus próprios clientes, é até mesmo falta de
honestidade criar um website supostamente interativo para
ela. Porém, se ela está todo o tempo tentando criar canais
de relacionamento, então é preciso fornecer mais recursos.
Mas como medir a interatividade? Ela é algo que faz parte
da experiência total do usuário com o sistema. É preciso
uma visão holística, que considera as partes do todo em
relação umas com as outras, para perceber como é a
interatividade. Uma análise equivocada poderia considerar
um formulário de sugestões num website empresarial como
uma interatividade. Na verdade a interatividade mesmo é o
cliente modificando a empresa através da sugestão. O
formulário é apenas um meio para isso. E o sucesso da
interatividade, nesse caso, vai muito além de um
posicionamento tecnológico. É uma questão de postura de
relacionamento com o cliente: ou a empresa ouve ele ou não.
Concluindo, o usuário não interage com o website. Ele
interage com quem está por trás do website. Pode ser uma
empresa, uma história, um personagem ou qualquer outro
"agente" na ação realizada. Por isso, criar um
website realmente interativo é um grande desafio. É
preciso convencer a instituição de que vale a pena
flexibilizar seu modelo de comunicação. [Webinsider]
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